O número de endereços com pequenas quantidades de bitcoin não para de crescer e e já ultrapassa a alta de 2020. Isso é um sinal de adoção em massa? 

Segundo relatório da Coinmetrics, o número de endereços com pequenas quantidades de bitcoin teve uma gigantesca expansão desde o começo do ano.  Os endereços com relativamente pequenas quantidades entre 0,01 e 1 btc cresceram em 710 mil, superando os 8,2 milhões. 

endereços com poucos bitcoins gráfico
Endereços com quantidades entre 0,01 e 1 BTC | Fonte: Coinmetrics

Os dados mostram forte alta em abril e já superam em 16% os números do mesmo período do ano passado, indicando a entrada de investidores do varejo no mercado. Em conjunto com a métrica de endereços, o volume transferido na rede também não para de subir. 

“Em outro sinal de crescente adoção, o valor de transferência em cadeia subiu em abril para seus níveis mais altos de todos os tempos. Houve um total de US $ 447 bilhões de valor de transferência ajustado em abril, em comparação com US $ 366 bilhões em março e US $ 319 bilhões em fevereiro. “

BTC on-chain

Sinal de adoção em massa do bitcoin?

Apesar do aumento da quantidade de endereços com relativamente pequenas quantidades de bitcoin, essa métrica não necessariamente representa a quantidade de pessoas com esses bitcoins. Isso acontece porque é possível ter inúmeras carteiras da criptomoeda, uma pessoa com milhares de moedas poderia dividir seus bitcoins diversas carteiras de 1 BTC ou menos. 

Contudo, estamos vendo indício nas exchanges que há sim entrada de novos investidores. Basta entrar no Reclame Aqui ou nas redes sociais das grandes corretoras brasileiras e veremos perguntas básicas sobre operações de compra, venda e segurança dos criptoativos. 

De acordo com dados da Receita Federal, cerca de 115 mil brasileiros declararam bitcoin e criptoativos em 2020. Utilizando apenas esses números teremos apenas 0,047% da população brasileira com criptoativos, nem todas as pessoas declaram para a Receita Federal, entretanto, esse é um bom indicador de que estamos apenas começando o processo de adoção em massa do bitcoin no Brasil e no mundo. 

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br