A hidrelétrica mais antiga do mundo em funcionamento conseguiu evitar de ser desmontada e se tornou lucrativa novamente graças à mineração de Bitcoin.

A instalação de energia renovável mais antiga do mundo ainda em operação, a Hidrelétrica de Mechanicville, está em funcionamento ainda graças à tecnologia. Isso, mesmo. 

Construída em 1897, a usina quase foi fechada recentemente por causa de problemas financeiros. A Albany Engineering Corp, que comprou a hidrelétrica, colocou a usina de volta em potência total, mas não houve muito lucro em operar uma usina que ainda usa todas as máquinas originais do século XIX. É por isso que parte da energia da planta agora está sendo usada para produzir bitcoin.

“Podemos ganhar mais dinheiro com bitcoin do que vender eletricidade para a National Grid”, disse Jim Besha, CEO da corporação dona da usina em entrevista para o Times Union. 

Os objetivos de desenvolvimento sustentável do Bitcoin

Os problemas com o consumo de energia se tornaram o ponto mais recente de discussão na comunidade cripto. Alguns argumentaram que o bitcoin teria culpa pelo aumento da temperatura do planeta, enquanto proponentes mais prudentes desmentiram a acusação, saudando o bitcoin por ser mais sustentável e ecológico do que o sistema financeiro mundial.

Após Elon Musk reviver a antiga discussão sobre o gasto de energia da rede Bitcoin, a Galaxy Digital publicou um relatório sobre o assunto. Nele, é revelado que o sistema bancário gasta por ano mais energia do que todos os mineradores de bitcoin juntos.

O desenvolvimento da discussão esbarrou em mais uma notícia da semana passada, quando foi emitido o primeiro relatório do Conselho de Mineração do Bitcoin (BMC). Ele surpreendeu boa parte do mercado com os números positivos relacionados ao uso de energia renovável pela indústria de mineração global.

Por último, horas atrás, uma usina hidrelétrica com reivindicações históricas foi quase desmontada, mas passa bem graças à mineração de Bitcoin.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br