Arthur Hayes, bilionário criador da corretora Bitmex e investidor antigo do bitcoin recomendou um criptoativo com potencial de subir mais de 1600% no próximo ciclo de alta entre 2023 e 2026. Nesse post falaremos sobre a moeda Filecoin e a tese de Arthur Hayes.
Assista o video abaixo para um resumo fácil do artigo:
@netoxfin Bilionário recomenda moeda digital relacionada ao crescimento da Inteligência Artificial com expectativas de alta de 1600%, mas será que a tese dele faz sentido? #investimentos #economia #dinheiro
♬ ACDC style hard rock(1021726) – Canal Records JP
Inteligência Artifical e o próximo hype
De acordo com a tese publicada no blog pessoal de Arthur Hayes, o próximo grande boom de investimentos acontecerá em projetos relacionados a Inteligência Artificial.

Acontece que boa parte dos projetos vai morrer, assim como aconteceu na bolha.com dos anos 2000 e está ocorrendo no mercado de criptomoedas.
Entretanto, dois tipos de empresas vão se aproveitar do “boom” das IAs: provedoras de processamentos de dados e armazenamento.
Então, Amazon com seus serviços de cloud, Microsoft e Nvidia estão entre as favoritas para surfar nessa onda.
“Cavalos paraguaios” com bom potencial
Fora as grandes corporações, algumas empresas e projetos podem se beneficiar também.
E uma desses é a criptomoeda Filecoin (FIL).
“Sem dados, uma IA não consegue aprender. Se os dados forem comprometidos devido a um único ponto de falha, ou se a entidade central de armazenamento de dados alterar os direitos de acesso ou os seus preços, uma IA que depende dessa entidade de armazenamento deixará de existir. É um risco existencial, por isso defendo que as IA devem utilizar uma solução de armazenamento descentralizada.” – afirmou o bilionário.
Para Arthur, o criptoativo pode subir 1600% no próximo ciclo de alta. Vale ressaltar que a moeda, segundo dados do Coingolive.com, caiu mais de 98% desde a alta histórica em 2021.

O investimento especulativo na Filecoin ou o uso mais extensivo da rede pode fazer o preço da moeda saltar.
Cenário macro positivo
Além da tese em relação a alocação de recursos no mercado de IA, Arthur prevê um cenário macro positivo para investimentos de risco.
Com o aumento das dívidas governamentais para níveis insustentáveis, o investidor prevê aumento da taxa de juros no próximo ciclo de alta entre 2023 e 2026.
Isso significa que os investidores vão procurar investir em tecnologias que prometem altos retornos, maiores que os juros pagos pelos Bancos Centrais.
“A enorme quantidade de empréstimos governamentais irá excluir qualquer empresa que necessite de crédito. Mesmo que os rendimentos sejam nominalmente baixos, o crédito será escasso. Uma empresa que fabrica coisas e precisa de dívidas para financiar o seu capital de giro não conseguirá expandir-se. Algumas empresas acharão impossível renovar as dívidas vencidas e irão à falência.
Em vez disso, o dinheiro impresso fluirá para as novas empresas tecnológicas que prometem retornos absurdos à medida que amadurecem. Cada bolha de liquidez fiduciária tem uma nova forma de tecnologia que cativa os investidores e atrai uma tonelada de capital. À medida que os principais bancos centrais imprimiam dinheiro para “resolver” o GFC de 2008, o dinheiro gratuito fluía para a publicidade na Web 2.0, as redes sociais e as startups da economia partilhada. Na década de 1920, foi a comercialização de tecnologias desenvolvidas durante a Primeira Guerra Mundial, como os rádios. Desta vez, acredito que tudo será tecnologia relacionada à IA.”