Cointimes

Estado nos EUA quer moeda digital de Ouro para desafiar Banco Central

As moedas digitais dos Bancos Centrais (CBDCs) estão preocupando diversos legisladores ao redor do mundo. Em busca de alternativas, políticos texanos resolveram apresentar projetos de uma alternativa lastreada em ouro para competir com o Banco Central dos Estados Unidos (FED).

Moeda digital lastreada em ouro

Projetos de lei que defendem a criação de uma moeda digital lastreada em ouro emitida pelo estado foram apresentados na Câmara e no Senado do Texas. Essas iniciativas visam fornecer a indivíduos e empresas uma alternativa às moedas digitais do banco central (CBDCs), enquanto desafiam o monopólio do Federal Reserve sobre o suprimento de dinheiro.

O Projeto de Lei do Senado 2334 e o Projeto de Lei da Câmara 4903 exigiriam que o controlador do estado criasse uma moeda digital totalmente lastreada em ouro que pudesse ser resgatada em dinheiro ou ouro. O Texas manteria esse ouro em custódia para os detentores de moedas digitais, oferecendo-lhes uma alternativa às moedas fiduciárias tradicionais e CBDCs.

As moedas digitais lastreadas em ouro têm o potencial de criar concorrência cambial com as notas do Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) e minar seu monopólio. Ao tornar o ouro facilmente disponível para transações regulares, essas novas moedas digitais podem levar a um efeito de “Lei de Gresham reversa”: onde o dinheiro bom (moedas de ouro e prata) expulsa o dinheiro ruim (notas do FED).

A moeda digital lastreada em ouro poderia potencialmente contribuir para o desmantelamento do sistema do Federal Reserve, atacando-o de baixo para cima, criando competição dentro do sistema monetário e tornando suas funções irrelevantes nos níveis estadual e local.

Os projetos de lei estão atualmente aguardando designações de comissões e devem ser aprovados por maioria de votos para avançar no processo legislativo.

Tokens lastreados em ouro já existem no mercado cripto

Apesar de ser uma novidade partindo de um estado, as moedas digitais lastreadas em ouro estão disponíveis no mercado de criptomoedas desde pelo menos janeiro de 2020.

O principal token digitalizado em blockchain é o XAUT, gerido pela mesma empresa dona da stablecoin USDT (Tether).

O XAUT já conta com o equivalente a R$2,5 bilhões de ouro tokenizado em blockchain.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading