A Gazpromneft, empresa russa subsidiária da gigante monopolista de petróleo e gás Gazprom, companhia pública com controle majoritário do Estado russo, agora pretende fornecer energia para fazendas de mineração de bitcoin

A empresa pretende fornecer energia para fazendas de mineração de criptomoedas próximo a um local de perfuração de petróleo e gás na Sibéria. Essa estratégia permitirá à empresa utilizar os recursos energéticos provenientes da exploração de gás e petróleo para a mineração.

A Gazprom é atualmente a 10º maior produtora de petróleo do mundo, tendo a Federação Russa atualmente como sócia majoritária da empresa, possuindo cerca de 50,23% do total de ações da companhia.

Divisão das ações da Gazprom. Fonte: Statista.

Divisão das ações da Gazprom. Fonte: Statista

Esta não é a primeira vez que uma empresa pertencente ao governo russo se aventura nesse mercado. No início do ano, a Rosatom State Atomic Energy Corporation, empresa também monopolista do mercado de energia nuclear, abriu um local para mineração de bitcoin.

Economia energética

O CO2 liberado durante a perfuração é normalmente um problema para as empresas de petróleo, que geralmente é queimado, o que gera multas para as companhias. Uma das maneiras de se mitigar esse efeito é com a produção de eletricidade.

Como a mineração de criptomoedas consome um alto valor energético, utilizar essa energia excedente para a mineração é uma ótima maneira para aproveitar recursos. 

A empresa manifestou que não deseja realizar a mineração por conta própria, mas pretende ceder a energia produzida à mineradores. Um piloto já foi realizado com a mineradora Vekus no outono passado. Segundo comunicado, 150 ASICs Antminer S7 da Bitmain extraíram cerca de 1,8 BTC em um mês de operação.

O que você pensa sobre governos se envolvendo com o mercado de criptomoedas? Isso deve ser benéfico ou maléfico para o Bitcoin? Deixe sua opinião na sessão de comentários abaixo.

Leia também: Ações de mineradora de bitcoin sobem 420% em 2 meses na Nasdaq

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.