A empresa de análise on-chain Santiment destacou que picos de utilidade na rede XRP tendem a preceder movimentos de alta no preço do ativo. Em uma nova publicação na plataforma X, a Santiment discutiu alguns indicadores relacionados à atividade da rede para o XRP. Os principais indicadores são o Volume de Transações e a Circulação.
O Volume de Transações mede a quantidade total de criptomoeda envolvida em transferências na blockchain diariamente. Embora esse indicador forneça uma noção da atividade geral na rede, ele pode apresentar uma visão distorcida do comportamento dos investidores, pois nem todas as transferências representam atividade econômica real. Muitas envolvem a mesma parte do suprimento, em movimento constante devido a negociações repetidas ou reorganizações internas.
O segundo indicador, a Circulação, ajuda a filtrar esses movimentos. Ele monitora o número diário de tokens únicos transferidos na rede XRP. Por “único”, entende-se que, independentemente de quantas vezes uma moeda específica seja transferida na blockchain, ela contribui apenas uma vez para o valor do indicador.
Em 1º de agosto, o Volume de Transações do XRP registrou um pico significativo de $2,1 bilhões, enquanto o preço do ativo estava em queda para cerca de $2,70. Junto com o aumento no volume, a Circulação também registrou um pico de 1,12 bilhão de tokens, indicando que a atividade de transferência na rede era orgânica. Desde esse aumento de atividade, a criptomoeda experimentou alguma recuperação.
Historicamente, picos nesses indicadores precederam aumentos de preço para a moeda. A Santiment observa que “picos de utilidade na rede consistentemente prenunciam saltos de preço”. Além disso, o XRP rompeu um canal triangular, o que geralmente é considerado um sinal de alta na análise técnica. No momento da escrita, o XRP está em torno de $3,29, com um aumento de mais de 7% nas últimas 24 horas.