Cointimes

ETF spot de Bitcoin, hacker na conta da SEC e Elon Musk: entenda o último drama do mercado de criptomoedas

Sem dúvida, as últimas 24 horas foram bastante agitadas para os investidores de criptomoedas. Uma das expectativas para o ano de 2024 é a aprovação de um ETF spot de Bitcoin, que deveria ter a resposta da SEC dos Estados Unidos para isso hoje (10 de janeiro).

No entanto, essa expectativa se tornou mais uma grande “brincadeira” que fez muitos investidores ficarem surpresos com os últimos acontecimentos.

Tudo começou quando a conta oficial da SEC dos Estados Unidos declarou que o ETF spot de Bitcoin havia sido aprovado. Isso foi o bastante para que os investidores ficassem felizes e acreditassem em um BTC acima da marca de US$50.000, mesmo que a notícia não tenha feito a criptomoeda ter grandes altas.

Mas como pouca emoção é nada para quem investe na indústria blockchain, o presidente da SEC, Gary Gensler, foi ao X dizer que a conta da comissão na rede social havia sido hackeada e que nenhum ETF spot de Bitcoin foi aprovado.

Com o BTC acima de US$45.000, não vimos uma queda tão grande no preço da criptomoeda também com a fala de Gensler, mas reflexões sobre esses acontecimentos não saíram da cabeça dos investidores.

Especulações de que a própria SEC está por trás desse hacker para fazer uma manipulação de mercado surgiram de todos os cantos das redes sociais e não é à toa que senadores dos EUA pediram relatórios sobre a violação de conta da agência reguladora.

Investigações

Os políticos republicanos J.D. Vance e Thom Tillis dispararam a primeira salva, enviando uma carta ao presidente da SEC exigindo um relatório detalhado sobre o incidente até 23 de janeiro.

A carta ressalta a “importância crítica da segurança cibernética na proteção de nossos mercados e investidores”.

O que realmente causa espanto é como a SEC conseguiu ter sua conta hackeada. Afinal, estamos falando de uma das maiores agências reguladoras do mundo, não é qualquer “who” da internet. Será que a comissão possui um sistema de segurança tão falho assim no X, ou a especulação de quem acredita que foi algo de dentro é mais plausível?

Mas voltando ao que temos de fato até agora, uma investigação revelou que o ataque se originou de um número de telefone comprometido vinculado à conta da SEC, não uma violação direta dos sistemas do X.

Os senadores Cynthia Lummis e Mike Hagerty ecoaram essas preocupações, enfatizando a necessidade de salvaguardas robustas contra ataques semelhantes que podem manipular os mercados e corroer a confiança dos investidores.

Elon Musk e o X

Claro que o “tio zueiro” não poderia ficar de fora dessa história maluca toda. Elon Musk foi ao X zombar da invasão na conta da SEC, respondendo a um usuário que perguntou qual era a senha da comissão. Em um tom de brincadeira, o bilionário disse: “LFGDogeToTheMoon!”.

A singela frase, uma abreviação de “Let’s F***ing Go, Doge to the Moon”, foi suficiente para acender a fogueira da comunidade Dogecoin, mas não para fazer o preço do DOGE disparar. 

Contudo, do outro lado mais sério, foi confirmada pelo X a violação da conta da SEC e a ausência de autenticação de dois fatores, uma camada adicional de segurança. 

Imagem destaque: Yahoo

O conteúdo ETF spot de Bitcoin, hacker na conta da SEC e Elon Musk: entenda o último drama do mercado de criptomoedas aparece primeiro em Bolha Crypto.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading