Quando Ethereum foi lançado em 2015, ele surgiu como um potencial sucessor do Bitcoin, porque oferecia ferramentas que permitiam aos programadores criar aplicativos descentralizados que pudessem realizar transações automaticamente, em vez de servir apenas como meio de troca.

Agora, quase quatro anos depois, a rede que executa a criptomoeda Ether está perdendo participação de mercado.

Projetos prometidos há muito tempo estão começando a ser entregues em plataformas rivais e algumas startups estão usando moedas como EOS e Stellar para levantar fundos através de ofertas iniciais de moedas, apesar das persistentes preocupações regulatórias sobre as captações.

“A simples realidade é que até os últimos seis a nove meses, não havia outras opções além da Ethereum”, disse Kyle Samani, co-fundador do fundo de hedge Multicoin Capital Management, em Austin, Texas. “Agora existem”.

A migração para outras redes pode estar pesando sob demanda para o Ether, que tem sido limitada nos últimos meses. Os investidores nem sempre precisam comprar em ICOs, que eram tradicionalmente emitidos pela rede.

Os jogadores de videogame on-line não precisam depender do Ether para comprar mercadorias no jogo, como armas ou até mesmo gatos virtuais, que agora aparecem em muitos aplicativos chamados dapps.

Dapps estão migrando para outras plataformas

A quota de mercado para dapps já mudou. Apenas 28 por cento dos usuários da dapps estavam na rede Ethereum em janeiro, em comparação com 100 por cento um ano antes, de acordo com o rastreador DappRadar.

A EOS foi responsável por 48% dos usuários ativos da dapps, enquanto a Tron conseguiu 24%, descobriu o DappRadar. Do total de dapps lançado em janeiro, a Ethereum ainda estava à frente, com 40% de participação de mercado, segundo o DappRadar. EOS e Tron já estão em cerca de 30 por cento cada.

“A razão pela qual eles receberam tanta adoção, esses novos protocolos, é que eles oferecem velocidade consideravelmente melhor, mais transações por segundo”, disse Patrick Barile, diretor de operações da DappRadar.

“O volume de transações que eles podem fazer é consideravelmente maior. Isso significa que, se você tiver um dapp, terá uma experiência de usuário muito melhor. “

O tempo médio de confirmação de transação da Ethereum é de cerca de 13 segundos, embora tenha subido muito mais. Algumas outras redes, enquanto isso, se gabam de velocidades de menos de um segundo, permitindo que novos aplicativos, como jogos de ação, sintam que estão acontecendo em tempo real.

Vitalik reconhece que vem perdendo mercado

O co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, reconhece a mudança, embora ele diga que não é algo para se preocupar.

Vitalik Buterin fala em conferência. Foto: Bloomberg

“(o Ethereum) definitivamente perdeu alguma vantagem até certo ponto, e acho que é só porque, em primeiro lugar, é inevitável. Porque Ethereum realmente foi o primeiro contrato de propósito geral, inteligente”, disse Buterin durante um podcast Unchained terça-feira. “Isso é parte de uma parte inevitável do processo.”

As velocidades lentas e o alto custo do Ethereum também são um motivo pelo qual algumas startups estão emitindo seus tokens em outro lugar.

O Ternio, da Alpharetta, Geórgia, baseou sua moeda, a TERN, na pataforma da Stellar durante o ano passado, porque precisava da rede mais rápida da Stellar, disse o presidente-executivo da Ternio, Daniel Gouldman. A empresa está prestes a entrar em operação com seu cartão de débito cripto pré-pago.

“Se você está no drive-through do McDonald’s e está esperando 20 minutos porque a rede Ethereum está sobrecarregada no momento … Com o Stellar é rápido e barato”, disse Gouldman.

“Para o que estávamos tentando realizar, foi um produto muito melhor”. As transações rodando com o Stellar custam menos do que as transações da Ethereum, disse ele, tornando-o muito mais atraente para os usuários.

Não considere o Ethereum fora do jogo ainda. A grande maioria das ofertas de tokens ainda migra para a Ethereum, onde eles acreditam que podem levantar mais fundos. O projeto tem uma enorme base de fãs e suporte ao desenvolvedor.

Mais importante, os desenvolvedores da Ethereum estão trabalhando para melhorar a taxa de transferência e as velocidades de transação da rede, com grandes melhorias esperadas em meses.

“O plano de escala da Ethereum é um processo multi-anual e excepcionalmente difícil de executar, então os desenvolvedores estão experimentando outras opções”, disse Kling.

De: Bloomberg Crypto.