Na noite de segunda-feira (15), uma reportagem da BBC revelou a história de Sebastião (nome fictício), um homem que perdeu mais de R$ 3 milhões em bitcoin ao cair num golpe pelo Twitter.

Segundo a reportagem, ele foi notificado pelo aplicativo quando Elon Musk, o CEO da Tesla e um dos homens mais ricos do mundo, fez um tweet aparentemente sem sentido, mas que certamente fazia alusão à criptomoeda Dogecoin.

tweet de Elon Musk

O problema é que rapidamente uma conta falsa deixou respostas ao tweet original de Musk, fazendo parecer que se tratava de uma thread única do mesmo perfil. Lá, o fake (que supostamente continha uma marca de verificado) enviou um link para uma página profissional que prometia duplicar bitcoins.

Sebastião queria receber 20 bitcoins

“Eu cliquei no link e vi que ele estava dando Bitcoin de graça!”, disse Sebastião após não entender inicialmente porque Musk tuitaria “Dojo 4 Doge”.

A página do golpe. Fonte: BBC.
A página do golpe. Fonte: BBC.

Mas o que parecia ser uma página de caridade da equipe da Tesla, na verdade não passava de um golpe comum no espaço de criptomoedas, onde aproveitadores pedem uma quantia de BTC para os usuários prometendo entregá-los em dobro de volta, mas simplesmente somem em vez disso.

Tomado pela ganância, a vítima nesse caso se questionou se deveria mandar 5 ou 10 bitcoins, checou novamente a marca de “verificado” do perfil falso e foi all in, confirmou um envio de 10 BTC para a conta do golpista.

E então Sebastião começou a recarregar a página a cada 30 segundos esperando pela sua gorjeta de 20 BTC. Ele só foi perceber que tinha caído em um golpe ao ver o cronômetro do site zerar.

“Eu joguei minha cabeça nas almofadas do sofá e meu coração estava batendo forte. Eu pensei que tinha acabado de jogar fora o que poderia mudar a vida da minha família, meu fundo de aposentadoria antecipada e todas as próximas férias com meus filhos.

Subi as escadas e sentei-me na beira da cama para contar à minha esposa. Acordei-a e disse-lhe que tinha cometido um grande erro, um gigantesco erro.”

Sem conseguir dormir, Sebastião passou a madrugada inteira escrevendo email para os golpistas tentando reaver pelo menos parte do dinheiro. Claro, sem sucesso. Da mesma forma que não há razão para Elon Musk pedir bitcoins para então devolvê-los em dobro, não é normal que um fraudador devolva moedas roubadas. Mas para Sebastião, naquela situação desesperadora, só restava tentar.

“Eu não sou um idiota”

Segundo a reportagem da BBC, Sebastião começou a história dizendo que “normalmente não é o maior idiota do mundo”.

“Estudei e tenho um bom trabalho de marketing na indústria de TI. Moro com minha esposa e dois filhos e temos uma bela casa com jardim. Eu fui ganancioso naquela noite e isso me deixou cego.”

Há 4 anos ele começou a acumular bitcoins, comprando US$ 40.000 e percebendo ganhos significativos de forma rápida. Ele logo sacou o investimento inicial e sobrou 10 BTC de lucro, segundo relata. Hoje, essa quantidade de moedas equivale a cerca de 3,1 milhões de reais.

De acordo com pesquisas recentes, golpes similares estão ganhando tração em 2021, inclusive batendo recordes de faturamento. E como as transações de bitcoin são irreversíveis, cair em um esquema desses pode ser fim de jogo para a vítima em relação àquelas moedas.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br