Cointimes

Evergrande Revela Perdas Exorbitantes de $113 bilhões: Novo Drama Imobiliário?

Bandeira da China

Dois anos após um desmoronamento controlado que deixou a Evergrande, outrora gigante do mercado imobiliário chinês, à beira da falência, a empresa divulgou resultados atrasados que chocaram o mercado financeiro. A Evergrande apresentou perdas astronômicas de $113 bilhões em 2021 e 2022, em um mar de $340 bilhões em passivos.

Tais perdas – as primeiras desde a listagem da empresa em 2009 e uma dramática reversão do lucro de 8 bilhões de yuan em 2020 – revelaram “a existência de incertezas materiais que podem lançar dúvidas significativas sobre a capacidade do Grupo de continuar operando”, conforme indicado em um relatório da Evergrande na bolsa de valores.

A Evergrande, que já foi a maior empresa imobiliária da China, acendeu o estopim da crise imobiliária no país em 2021 ao revelar um passivo de mais de $300 bilhões. Isso desencadeou uma crise imobiliária em todo o país, com consequências globais e impactou a economia chinesa, que ainda luta para se recuperar.

O comércio de ações da Evergrande na bolsa de Hong Kong está suspenso desde março de 2022. Naquela época, a empresa admitiu que não poderia publicar seus resultados auditados de 2021 dentro do prazo exigido pelas regras de listagem de Hong Kong, culpando a demora em “um grande número de procedimentos de auditoria adicionais” e a pandemia de Covid-19.

De acordo com as mais recentes divulgações à bolsa de Hong Kong, a Evergrande sofreu uma perda líquida de 686,22 bilhões de yuan em 2021 e 125,81 bilhões de yuan em 2022, o que pode aproximar a empresa de uma retomada da negociação de suas ações.

Durante a crise, as vendas da Evergrande despencaram: a receita caiu pela metade em 2021, para cerca de 250 bilhões de yuan, e continuou a cair no ano passado para 230 bilhões de yuan, ficando abaixo da estimativa média de seis analistas consultados pela Bloomberg.

Entretanto, a dívida da empresa continuou a inflar, com passivos totais atingindo 2,58 trilhões de yuan no final de 2021, ou quase $360 bilhões, devido a projetos não entregues em ascensão. Esse número caiu ligeiramente para 2,44 trilhões de yuan até dezembro do ano passado.

“Ting Meng, estrategista sênior de crédito do Australia & New Zealand Banking Group, comentou: “Os resultados não são nada encorajadores”. Mesmo que não sejam uma mudança de jogo, confirmam como a empresa tem estado em profundo apuro e lutando com operações e pagamentos.

Ainda assim, a Evergrande pode estar mais perto de retomar a negociação de suas ações após a divulgação dos relatórios atrasados. Caso não haja retomada dentro de 18 meses, corre o risco de ser retirada da lista.

Com a divulgação bem-sucedida dos resultados, a Evergrande pode evitar uma exclusão forçada e avançar na reestruturação de sua dívida, segundo Leonard Law, analista sênior de crédito da Lucror Analytics Pte. “No entanto, os resultados finais não importam, pois acreditamos que o negócio já está quebrado”.

Após o relatório dos muito atrasados demonstrativos financeiros de 2021 e 2022, a gigante do setor imobiliário em default solicitou reuniões para que os credores offshore aprovassem seu plano de reestruturação de crédito. As audiências judiciais estão marcadas para ocorrer na próxima semana, segundo informações divulgadas na última segunda-feira.

“É altamente incerto”, disse Zerlina Zeng, analista sênior de crédito da CreditSights, já que o auditor sinalizou ceticismo sobre a capacidade da empresa de continuar operando.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading