Na madrugada desta sexta-feira, a corretora de bitcoin e criptomoedas OKEx anunciou o congelamento de seus saques e surpreendeu o mercado de criptomoedas.

Segundo comunicado publicado às ~2:00 da manhã no horário de brasília, “um dos donos da chave-privada está atualmente cooperando com um departamento de segurança pública em investigações”. 

O porta-voz da OKEx disse que o problema é temporário e que a corretora não pode revelar os detalhes da investigação. 

“Não podemos divulgar a natureza de uma investigação em andamento, mas gostaríamos de garantir a todos os usuários da OKEx que seus fundos estão seguros e que todas as outras funções da OKEx não foram afetadas”

, disse o porta-voz ao TheBlockCrypto.

O comunicado dá a entender que a falta de um dos donos da chave-privada está impedindo o acesso aos fundos da corretora:

“Não temos contato com o portador da chave privada em questão. Como tal, a autorização associada não pôde ser concluída.”

Geralmente, as exchanges de bitcoin utilizam esquemas de múltiplas assinaturas para a liberação de fundos da “cold wallet” (carteira que fica offline). Há 2 semanas a exchange Bitmex quase ficou sem acesso a milhões de dólares em bitcoin, quando um dos seus fundadores foi preso e existe a possibilidade da prisão do CEO – o que impediria o acesso aos fundos. 

De acordo com dados da Glassnode, nenhum saque de bitcoin foi efetuado após o anúncio:

“Nossos dados confirmam que não houve nenhuma transferência #BTC ou #ETH de saída desde as 4:00 UTC de hoje.”

tweetou a empresa de análise de dados
Número de saques da OkEx
Número de saques da OkEx

Sumido há 1 semana?

O jornal chinês Caixin afirmou que Star Xu, fundador da corretora, foi detido pela polícia na semana passada. Uma fonte próxima do caso disse à  Caixin que Xu foi detido pela polícia “há pelo menos uma semana e não apareceu no grupo de trabalho por muitos dias”.

Apesar disso, o porta-voz afirmou que Xu não tem qualquer ligação com a companhia. A conta de Xu no Weibo (Twitter chinês) está fora do ar e as informações sobre o caso são nebulosas. 

A corretora está entre as 11 maiores do mercado, movimentando o equivalente a US$15 bilhões em criptoativos por dia. Após o anúncio, o Bitcoin caiu -3% e atualmente acumula uma perda de -0,18% nas últimas 24 horas. 

O token da OKB da corretora caiu 11% desde o anúncio, segundo dados do Coingolive.com