A exchange Cashaa, firmada no Reino Unido e oferecendo serviços à India, sofreu da perda de 336 BTC (cerca de R$ 16,7 milhões) devido a um hack de sua carteira online oferecida pela Blockchain.com. A informação vem de uma postagem no Twitter oficial da exchange.
One of our wallets with https://t.co/kOkoOMdrEm was compromised and funds were transferred to 14RYUUaMW1shoxCav4znEh64xnTtL3a2Ek #Cashaaexchangeissafe #Cashaafightsfraud @coincrunchin
— Cashaa (@yourCashaa) July 11, 2020
Segundo a exchange, as criptomoedas foram movidas para o endereço 14RYUUaMW1shoxCav4znEh64xnTtL3a2Ek, e o hack aconteceu na sexta-feira, dia 10. Em boletim de ocorrência emitido ao Departamento de Cibercrimes de Delhi:
“Às 1h23PM, eu loguei em minha carteira Bitcoin.info e realizei duas transações às 1h23PM e 1h26PM, ao mesmo tempo múltiplas transferências ocorreram à carteira, esvaziando minha conta. Aparentemente o hacker recebeu uma notificação na hora que loguei em minha carteira, e roubou o dinheiro para si. Hoje, mais de 336 Bitcoin foram enviados ao endereço do hacker […]”
Boletim de Ocorrência em anexo ao tweet
A carteira apontada pelo tweet se encontra atualmente esvaziada, e os 336 BTC foram reencaminhados para outros endereços. Além disso, a exchange afirma que seus parceiros Nischal Shetty, CoinDCX, BitBNS, WazirXIndia e Binance estão ajudando-os a recuperar as criptomoedas desviadas.
Exchange usava carteira online para armazenar as criptomoedas dos usuários
Embora seja prática comum entre as maiores exchanges do mercado usar carteiras frias para guardar a maior parte dos fundos dos clientes, a Cashaa utilizava a blockchain.info.
Apesar de muitas discussões sobre a segurança da carteira online, existem muitos relatos sobre perdas de fundos em carteiras da Blockchain.info, O que faz alguns se perguntarem se eles “seriamente utilizavam uma carteira online para armazenar os bitcoins dos clientes”.
Enquanto isso, outros acusam a exchange da prática de “exit scam”, que é atuar serem atingidos por suposto ataques hacker para fugirem com os fundos dos usuários armazenados.
Hey @yourCashaa
— Shashank (@cyberboyIndia) July 12, 2020
I have been the top hacker at https://t.co/qaYQf4WbGW https://t.co/v60NuGzvqG (Check here)
The platform is quite secured. No one can access your wallet as it needs email access, 2FA, and the UUID of the account. So you are saying you lost all of it to a hacker?
Por fim, segundo executivos da empresa, a carteira poderia ter sido comprometida devido a vírus malware instalado no computador de um dos funcionários que possuía acesso à carteira.
A Cashaa interrompeu temporariamente transações em cripto até resolverem o problema.