Nessa semana foi noticiado por muitos sites que o Carrefour – uma das redes de mercado mais famosas do mundo – iria começar a aceitar bitcoin e ou criptomoedas. Já pensou fazer compras com BTC de arroz, feijão e outros produtos básicos? Seria incrível, se não fosse fake news

Provavelmente você deve ter visto algum título como o abaixo: 

Muito provavelmente o site que publicou a matéria não tentou ser malicioso, contudo, a fonte não foi verificada. Isso acontece devido a pressão jornalística de publicar algo primeiro. 

O ideal, que muitas vezes não é sequer permitido pelo jornal pela pressão por acessos, é falar diretamente com a fonte original ou buscar alguma publicação nas redes sociais dela. 

Na redação do Cointimes, entramos em contato com o Carrefour Brasil por email e nos informaram que muitas notícias veiculadas ao tema estavam erradas. 

Após apuração interna, constatamos que algumas informações veiculadas sobre esse assunto estavam incorretas. É importante destacar que a parceria não envolve o Carrefour, mas sim a Carmila (https://www.carmila.com/es/), que não participou dessa divulgação, e a Weex.”

O que aconteceu?

Provavelmente, o jornalista leu a matéria de alguma fonte secundária que já não havia entendido o que aconteceu, a notícia foi replicada e se espalhou até mesmo para outros veículos do país. 

A verdade é que a Carmila, o braço imobiliário que cuida do Carrefour na Espanha, fez uma parceria com a Weex Capital – companhia que baseia seu negócio em caixas automáticos de bitcoin. 

Ou seja, a empresa Carrefour não apenas não vai aceitar criptomoedas, como também não estava diretamente envolvida com o negócio em si. 

A parceria se trata de fato sobre a instalação de caixas automáticos para a compra de criptomoedas em unidades da Carmila na Espanha. Enquanto o Carrefour não aceita criptomoedas, é hora de guardá-las e ganhá-las em apps de cashback como o Coingoback

Essa fake news só mostra como o bitcoin ainda tem um longo caminho e um enorme potencial de adoção. 

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br