O Banco Central dos Estados Unidos – Federal Reserve (FED) tomou medidas agressivas nesta quinta-feira para aliviar o que chamou de “interrupções temporárias” nos mercados de financiamento do Tesouro.
Hoje às 2:00 da tarde o FED de Nova York vai começar a injetar 1,5 trilhão de dólares no mercado.
“Isso é uma bomba atômica de liquidez para tentar acalmar o mercado… EU nunca vi nada igual!” disse o economista Fernando Ulrich em live no começo da tarde.
Hoje serão injetados US$ 500 bilhões, amanhã mais US$500 bi e o mesmo valor em operações de 3 meses.
Isso irá inundando o mercado de liquidez e ampliará as compras de títulos do governo dos EUA em uma medida que lembra a flexibilização quantitativa usada durante a crise financeira.
Ações começam a recuperar
Com o anúncio do FED, o mercado reagiu positivamente cortando algumas perdas grandes desta última semana.

A compra incluirá notas com cupom e corresponderá à composição de vencimento do mercado de tesouraria. Os rendimentos do Tesouro dos EUA em dez anos caíram acentuadamente, sendo negociados em torno de 0,68%.
+500 bi semanalmente
“O cronograma de operações com títulos do Tesouro inclui uma alteração na composição do vencimento das compras para apoiar o funcionamento no mercado de títulos do Tesouro dos EUA”, afirmou o Fed de Nova York.
Também foram adicionadas operações de recompra de contratos em tamanho grande para ajudar o funcionamento dos mercados, também afirmou.
O Fed de Nova York disse que ofereceria US $ 500 bilhões em uma operação de recompra de três meses às 13h30 repetindo o exercício amanhã, junto com outros US $ 500 bilhões em uma operação de um mês, e ele continuará assim semanalmente até o final do mês.
A grande pergunta é: Isso vai dar certo?