Cointimes
Bitcoin

FMI está preocupado com El Salvador após país adotar bitcoin como moeda oficial

FMI logo

Bastou que um pequeno país na América Central adotasse o bitcoin para que o governo dos EUA e o famigerado FMI entrassem em contato com o presidente de El Salvador em tom alarmista e desesperado. 

Não tão desesperados quanto alguns chineses que acreditam que o bitcoin “matará a todos na Terra”, mas ainda sim as instituições internacionais estão preocupadas com a estabilidade financeira internacional, como se houvesse alguma estabilidade. Crise mundial  de 2008, crise em 2014 no Brasil, inflação afetando diversos países (como Brasil, Argentina e Líbano) nas últimas décadas, há milhares de outras. Temos tudo na ordem financeira internacional, menos estabilidade. 

Mesmo assim, é explicável que o Fundo Monetário Internacional tenha interesse no país. O FMI tem interesse direto em El Salvador, o país busca um empréstimo de quase US$1 bilhão para ajudar a dinamizar a economia do país e já pegou mais de US$200 milhões em empréstimos no ano passado. 

“A adoção do bitcoin como moeda legal levanta uma série de problemas macroeconômicos, financeiros e jurídicos que requerem uma análise muito cuidadosa”, disse o porta-voz do FMI, Gerry Rice.

Está marcada para hoje uma reunião entre o presidente Nayib Bukele e o órgão internacional. Entre hoje e amanhã saberemos do resultado, muitos acreditam que a organização internacional será contra a adoção do btc. Veremos. 

Também foi revelado por Bukele no Twitter Spaces que o governo dos Estados Unidos também está em contato. El Salvador usava o dólar como moeda principal.

Desespero do Petrodólar?

El Salvador tem como principal parceiro comercial os EUA, apesar disso, Bukele não teve medo de desafiar a maior potência mundial ao destituir os juízes da Suprema Corte e o procurador-geral. Washington chegou a enviar um correspondente especial, mas não teve sucesso nas negociações. 

Aparentemente, parte do establishment norte-americano está surtando com os avanços do bitcoin. Elizabeth Warren, chefe dos Democratas no Congresso dos EUA, fez um vídeo de 7:21 minutos atacando a criptomoeda, confira a vergonha pública:

Apesar de todos os dados mostrarem que o bitcoin, na verdade, incentiva o desenvolvimento de fontes renováveis, o mito de que a criptomoeda é vilã do meio ambiente persiste. 

Do outro lado político dos EUA, o republicano Donald Trump foi mais sincero ao afirmar que não gosta do Bitcoin, pois ele não gosta da concorrência ao dólar. Uma sinalização para base nacionalista do partido. 

Leia aqui a declaração do ex-presidente dos EUA: Trump chama bitcoin de golpe, mas assume o real motivo do seu ódio

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile