Breaking News  
Franquias são um bom investimento? Empreendedorismo

Franquias são um bom investimento?

Franquias podem ser uma ótima alternativa para quem deseja ter o primeiro negócio próprio.

Rafael Lemos
Rafael Lemos

Quem nunca sonhou em ser dono de uma unidade da McDonald’s? Essa é a magia que as franquias permitem a qualquer pessoa que têm desejo de empreender.

O que são franquias?

Uma franquia nada mais é do que uma licença de direito de uso de marca, processos, produtos e serviços. Tudo isso já está pronto. O franqueado (aquele que detém a franquia) passa a ter o direito, por contrato, de utilizar todo o nome daquela empresa que adquiriu a franquia.

No último relatório das 50 maiores franquias no Brasil, produzido pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), as 5 maiores do ranking eram:

  • Boticário (saúde, beleza e bem-estar) – 3762 unidades
  • AMPM (alimentação) – 2415 unidades
  • Cacau show (alimentação) – 2081 unidades
  • McDonald’s (alimentação) – 2009 unidades
  • Jet Oil (serviços automotivos) – 1735 unidades

Franquia é sinônimo de bom investimento?

Esse é um pensamento errôneo comum entre muitas pessoas. Não há qualquer tipo de garantia que uma franquia seja lucrativa, afinal será um empreendimento como qualquer outro – com altos e baixos.

Robinson Shiba, fundador da rede China in Box comentou no canal da Nathália Arcuri (Me Poupe!) algumas dicas para quem está buscando abrir uma franquia.

Um alerta extremamente válido do Shiba é buscar sempre as franquias que possuam selo de excelência pela ABF. Isso diminui os riscos de você cair na conversa de algum “golpista”.

Outra dica é evitar as franquias que estão na moda. Poucas delas sobrevivem, segundo Shiba. Fugir do efeito manada sempre é uma boa estratégia para lidar com seus investimentos.

É muito caro abrir uma franquia?

Os preços das franquias são os mais diversos. Isso varia muito de acordo com o peso da marca, complexidade dos produtos, processos, etc. Por exemplo, veja quanto custa abrir uma franquia de algumas marcas famosas do setor de alimentação:

  • McDonald’s – Entre 1.6 milhão e 2.6 milhões de reais
  • Burger King – Cerca de 1.2 milhão de reais
  • Subway – De 312 mil a 555 mil reais

Mas existem também franquias mais baratas. Você pode conferir o vídeo abaixo do Raphael Mattos, profissional que atua no ramo de franchising. Ele também é CEO da Premiapão, que tem como diferencial ser uma franquia de baixíssimo custo (investimento de 6 a 14 mil reais).

Você é um empreendedor? Temos um quadro de entrevistas com CEOs e empreendedores dos mais diversos setores, o Beer to Beer. Veja como eles conseguiram criar negócios de sucesso. Pode ser um bom primeiro passo.

Se você gostou desta publicação ou conhece alguém que possa gostar, compartilhe! Não esquece também de seguir as redes sociais do Cointimes – FacebookInstagram e Twitter.

Rafael Lemos
Rafael Lemos

Estudante de Economia, com grande interesse por finanças. Dedico boa parte do meu tempo a projetos relacionados à Criptoeconomia. Atualmente trabalho na Foxbit, na produção de conteúdo.

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.