Cointimes

Fundador do Twitter é acusado de ‘censurar’ transações de Bitcoin

A Samourai Wallet, famosa carteira de Bitcoin voltada à privacidade, afirma que a pool Ocean está censurando transações de CoinJoin. Além de Jack Dorsey, fundador do Twitter, outro nome mencionado na conversa foi o de Luke Dashjr, desenvolvedor do Bitcoin.

Ainda na semana passada, a Ocean recebeu um investimento de R$ 30 milhões em rodada liderada por Jack Dorsey. No anúncio, afirmaram que “o modelo de segurança do Bitcoin está em alto risco” e prometeram resolver essa questão.

Pequena, a Ocean minerou apenas dois blocos desde que foi lançada, mas já está sendo amplamente criticada justamente pela censura aplicada em seus blocos. Os primeiros a reclamarem foram os usuários de NFTs na rede do Bitcoin, que acabaram recebendo a seguinte resposta de um dos envolvidos no projeto.

“Alguns spams de “inscrição” são feitos dessa maneira, por isso são filtrados do Knots, que a Ocean usa atualmente para a criação centralizada de modelos. Portanto, os spammers de shitcoin terão que esperar a fase 2 da Ocean (o negócio real) para criar seus próprios modelos cheios de m*rda. Acho que eles estão impacientes.”

Some “inscription” spam is done this way, so it’s filtered away from Knots, which Ocean uses right now for centralized template creation. So shitcoin spammers will have to wait phase2 of Ocean (the real deal) to create their own templates full of shit. I guess they are impatient.

— Giacomo 80 IQ HODL Zucco⚡️🌋🧀💀 (@giacomozucco) November 30, 2023

Logo após essa primeira discussão, Luke Dashjr afirmou que esses NFTs estavam aproveitando uma vulnerabilidade do Bitcoin Core, notando que isso deverá ser corrigido em 2024.

O desenvolvedor foi recebido por diversas opiniões contrárias as suas, gerando tumulto nas redes sociais.

Samourai Wallet diz que Ocean também está censurando transações de CoinJoin

Em suma, o CoinJoin é uma prática utilizada para juntar diversas transações em uma única, misturando as saídas e aumentando a privacidade dos usuários. A Samourai Wallet é uma das carteiras que oferece essa função aos seus usuários.

Marcando Jack Dorsey, fundador do Twitter, e Luke Dashjr, desenvolvedor do Bitcoin, a Samourai afirmou que além de NFTs, a Ocean também está censurando essas transações de CoinJoin.

“Podemos confirmar que Ocean promulgou uma política de censura às transações de CoinJoin Whirlpool e às transações de notificação BIP47 a partir de 6 de dezembro de 2023”, escreveu. “Esta é uma ação lamentável dos operadores Jack Dorsey e Luke Dashjr e supera em muito qualquer ação hostil que vimos antes.”

Na sequência, a carteira posta uma captura de tela onde Dashjr afirma que “isso é um bug na whirpool”. Em resposta, a Samourai chama o desenvolvedor de mentiroso.

“Luke está alegando que as transações da Whirlpool são “bugadas” e criam transações sem padrão devido a um OP_RETURN de 46 bytes presente nas transações da Whirlpool Tx0. Isso é uma mentira. Ele sabe que é mentira. O limite OP_RETURN é de 80 bytes desde a versão 0.12 do Bitcoin Core”, escreveu a Samourai.

Luke is claiming that Whirlpool transactions are “bugged” and create non standard transactions due to a 46 byte OP_RETURN present in Whirlpool Tx0 transactions.

This is a lie. He knows it is a lie. The OP_RETURN limit has been 80 bytes since Bitcoin Core version 0.12 pic.twitter.com/Gp6um7ur7U

— Samourai Wallet (@SamouraiWallet) December 7, 2023

Em uma série de tuítes seguintes, a carteira explica que a Ocean não está usando o Bitcoin Core e que limitou o OP_RETURN para apenas 40 bytes. Embora a Ocean tenha pouca relevância na rede, a Samourai finaliza dizendo que é melhor comprar essa briga enquanto eles ainda são pequenos.

“Temos outras armas autodefensivas à nossa disposição que podem ser utilizadas se a Ocean obtiver um poder de hash significativo. Pedimos humildemente que os mineradores direcionem seu poder de hash para qualquer outra pool para enviar um forte sinal de mercado aos possíveis censuradores. Não os deixe escapar impunes.”

Nos comentários, alguns brincaram com a situação. “Parece que Jack Dorsey passou da censura do Twitter para a censura do Bitcoin”, escreveu um seguidor. Dorsey abandonou o comando do Twitter no final de 2021, passando a se dedicar a iniciativas voltadas ao Bitcoin. Mais tarde, Elon Musk comprou sua rede social.

Por fim, recentemente o fórum criado por Satoshi Nakamoto baniu mixers de Bitcoin, outra ferramenta voltada para a privacidade. Nos comentários do anúncio, alguns usuários se mostraram descontentes com a postura da administração do Bitcointalk.

Fonte: Fundador do Twitter é acusado de ‘censurar’ transações de Bitcoin

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading