Cointimes

“Gaste o máximo que você puder”, pede Chefe do FMI aos governos

FMI logo

Com o mundo se afundando em dívidas, que já totalizam US$ 253 trilhões ou 322% do PIB mundial (com alguns países como Brasil chegando a 100% do PIB em dívidas quase impagáveis), o Fundo Monetário Internacional clama por mais gastos governamentais. 

É o que afirmou a chefe do FMI nesta última sexta-feira em um fórum anual na Rússia. A diretora-geral Kristalina Georgieva não fez uma previsão econômica, mas deixou claro seu desejo de que os governos aumentassem seus gastos e que uma abordagem sincronizada internacionalmente seria o melhor caminho para o crescimento.

“Em termos de políticas para agora, muito incomum para o FMI, a partir de março eu sairia e diria: ‘por favor, gaste’. Gaste o máximo que puder e depois gaste um pouco mais”, enfatizou Georgieva.

Ela também advoga por uma sincronização maior entre as políticas monetárias e ambientais dos países, destacando a importância do investimento em “infraestrutura verde”.

“A equipe do FMI calculou que um estímulo fiscal coordenado do G20 em infraestrutura verde, se for feito de forma coordenada, proporcionaria dois terços a mais em crescimento … do que se cada país agir por conta própria”, disse ela.

Em tweets datados de abril de 2020 e deletados segundo dados do Washingtontimes, Kristalina  parece favorável ao plano do Green New Deal nos Estados Unidos. Com a entrada do governo Biden, os planos do Novo Acordo Verde parecem cada vez mais próximos e isso pode significar a impressão de mais 1,7 trilhão de dólares nos próximos 4 anos. 

Fonte: Reuters

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading