Não é de hoje que os portais de nicho do mercado de criptomoedas caem em golpes, Atlas Quantum, Unick, pirâmides disfarçadas de mineração em nuvem e vários outros scams por aí e até mesmo especialistas no assunto já caíram em golpes. Dessa vez, os golpistas estão usando a moeda do Facebook Diem para enganar os usuários. 

Enganando um portal de nicho no mercado de criptomoedas fácil:

“O Facebook iniciou a pré-venda de sua criptomoeda Diem (antiga Libra), oferecendo descontos para os primeiros investidores do projeto. É possível adquirir a moeda digital pagando em Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Litecoin (LTC) e Bitcoin Cash (BCH).”, dizia a publicação que levava para um link falso da moeda Diem.

O site oficial da Diem é diem.com, o site fake era chamado de “lançamento da diem” em inglês. Como a Diem mudou seu foco de criptomoeda com uma cesta de moedas fiats para um sistema de pagamentos com blockchain integrado e várias moedas pareadas, faria mais sentido chamar a moeda de stablecoin de determinada moeda fiat.

Não faz muito sentido que o Facebook lance seu ativo digital sem anunciar pelas plataformas oficiais, muito menos que ele dê descontos ou não anuncie por uma agência para os grandes portais de notícias do Brasil.

Até hoje o Facebook não aceita criptomoedas, aliás, a rede social bane a maior parte dos anúncios relacionados ao mercado de ativos digitais. O site falso também dá dicas que é golpe pelos erros de espaçamento e problemas de leitura, veja na imagem abaixo se você consegue ler com clareza a palavra “diem”, em roxo:

Diem fake

Com bilhões de dólares, não contratar um bom designer é o cúmulo! Partes do site ficaram até mesmo sem conteúdo.

token sale fakes

Os erros gramaticais básicos também denunciam boa parte dos golpes, é fácil encontrar letras maiúsculas após a vírgula no site da Fake Diem:

Dicas para não cair em golpe:

Para não cair em golpes tão óbvios é importante tomar alguns cuidados como verificar o endereço original por meio de sites confiáveis e originais, olhar o site com cuidado para verificar se ele tem um design condizente com o tamanho do projeto.

Erros de português/inglês são comuns, mas as grandes empresas contam com equipes especializadas na escrita de material, se logo de cara você achar um erro básico, cuidado.

Leia também:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br