Cointimes

Golpe usa holograma de IA de diretor da Binance para enganar desavisados

Patrick Hillmann, CCO da Binance

Um holograma criado a partir de inteligência artificial do diretor de comunicações da Binance estava prometendo a listagem na exchange para projetos desavisados.

A Binance é atualmente a maior exchange de criptomoedas do mundo em volume, e a listagem de um token nela pode ser um divisor de águas para um projeto cripto. Sabendo disso, golpistas se aproveitaram para prometer a cobiçada listagem na Binance como um pretexto para faturar uma grana.

O esquema foi extremamente sofisticado. De acordo com Patrick Hillmann, diretor de comunicações da Binance, uma equipe de hackers usou entrevistas e aparições dele na TV, ao longo dos anos, para criar um “deep fake”.

A partir de inteligência artificial, os golpistas criaram um Hillmann falso para conversar com equipes de projetos de criptomoedas, e foi refinado o suficiente para enganar membros inteligentes da comunidade, segundo palavras do próprio Hillmann.

Em email ao Cointimes, a Binance enviou a seguinte captura de tela de uma conversa privada no LinkedIn do CCO da empresa, Patrick Hillmann.

Print do LinkedIn

“– Oi Patrick, aqui é o [nome borrado], tive uma conversa com Mark J Marshall, pode confirmar a chamada no Zoom que tivemos na quinta-feira com você?

– Não era eu.

– Eles imitavam seu holograma. Essa pessoa [link para um perfil no LinkedIn] me enviou um link no Zoom e seu holograma estava lá, por favor denuncie o golpe.”

O diretor da Binance sugeriu que o deep fake poderia ser comprovadamente falseado, pois ele não levava em consideração seus 15 quilos ganhos durante a pandemia. Portanto, o holograma era realmente uma construção a partir de imagens antigas do executivo.

“Além deste último incidente, houve um aumento recente de hackers fingindo ser funcionários e executivos da Binance em plataformas como Twitter, LinkedIn, Telegram etc. Estamos preparados para defender nossos usuários e nosso ecossistema. Afinal, temos a maior e mais experiente equipe de segurança cibernética do setor, composta pelos principais investigadores com passagens pelo FBI, Serviço Secreto dos EUA, IRS, Europol e outras agências respeitáveis com histórico comprovado de combate ao crime cibernético. Esses especialistas de renome mundial estão aqui para ajudar a Binance a construir um ecossistema de ativos digitais seguro para todos os usuários.”, disse Hillmann.

Essa não foi a primeira vez que um grupo de golpistas utilizou a tecnologia deep fake para enganar usuários de criptomoedas. Em 2020, uma empresa cujo CEO nunca existiu, pois não passava de um rosto criado por inteligência artificial, conseguiu levantar 1438 ETH (R$ 17 milhões na época) em um esquema de ICO.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading