Cointimes
Bitcoin

Grayscale ameaça CVM americana de processo se recusarem seu ETF de Bitcoin

Michael Sonnenshein, CEO da Grayscale

Michael Sonnenshein, CEO da Grayscale

A Grayscale está considerando uma ação legal contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC – Securities and Exchange Commission) se a agência continuar a proibir o lançamento de um ETF spot de bitcoin, disse o CEO Michael Sonnenshein.

Os norte-americanos já viram a aprovação de um ETF de Bitcoin baseado em contratos futuros, mas composto também por títulos públicos. No entanto, todas as tentativas de listar nos EUA um ETF spot, ou seja, que negocia bitcoin à vista, foram recusadas.

“Acho que todas as opções estão na mesa”, disse Sonnenshein durante uma entrevista à Bloomberg na segunda-feira, quando perguntado se a Grayscale consideraria um processo da Lei de Procedimento Administrativo se seu pedido para converter o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF for negado.

A maior gestora de ativos de moeda digital do mundo entrou com pedido de conversão de seu principal trust, que é inferior à estrutura de ETF de bitcoin spot atualmente proibida, disse Sonnenshein, em abril de 2021.

“A equipe da Grayscale está colocando todos os recursos de nossa empresa na conversão do GBTC, nosso principal fundo, em um ETF”, disse Sonnenshein. “É realmente importante que os investidores saibam que temos e continuaremos a defendê-los.”

A SEC está atualmente buscando comentários públicos sobre a aprovação de um ETF spot de bitcoin. O regulador concedeu aos emissores, investidores e outras partes interessadas 240 dias para apresentar sugestões; o período termina no início de julho.

A Grayscale tem incentivado os investidores a enviar comentários, até mesmo criando uma página de educação e um formulário de e-mail em seu site.

“Esta é uma parte muito, muito importante do processo”, disse Sonnenshein.

“O GBTC hoje é de propriedade de investidores em todos os 50 estados, e atualmente existem mais de 800.000 contas nos EUA, todas esperando pacientemente para convertê-lo em um ETF.”

A SEC citou a preocupação com a manipulação de mercado como o principal obstáculo para aprovar um produto spot.

“Ao revisar ETPs [Exchange-traded products ou produto negociado em bolsa] spot de bitcoin, a comissão deve aplicar todos os padrões do Exchange Act, que seguiu em conexão com seus pedidos, considerando propostas anteriores para listar ETPs spot de bitcoin”, escreveu o presidente da SEC, Gary Gensler, em uma carta recente.

“Em particular, a comissão deve considerar se a proposta de ETP spot de bitcoin foi projetada para evitar atos e práticas fraudulentas e manipuladoras.”

Apesar do longo processo regulatório, Sonnenshein insistiu que a equipe da Grayscale continua confiante de que a conversão para um ETF acontecerá eventualmente.

“Em última análise, acreditamos que é uma questão de quando não é uma questão de se um ETF de Bitcoin spot é aprovado”, disse ele.

Veja também:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.

Posts relacionados

Banco mais tradicional dos EUA revela planos com Bitcoin e outros ativos digitais

Gustavo Marinho
11 de fevereiro de 2021

Ranking chinês de criptomoedas coloca EOS em 1º lugar, Bitcoin é só 12º

Lucas Bassotto
28 de maio de 2019

Fundo venderá US$750 milhões em Bitcoin para comprar Cardano e DOT

Cointimes
26 de fevereiro de 2021
Sair da versão mobile