Há muito tempo um golpista atua em grupos de bitcoin pelo Facebook, é comum vermos algum perfil falso de uma personalidade tentando enganar os mais incautos, mas isso parece que está acabando e tudo graças a um hacker.

Leandro Trindade é uma espécie de “hacker do bem”, ele já fez testes de segurança em diversas exchanges de criptomoedas e seu trabalho é alertar essas empresas, para que elas mantenham suas informações em segurança, ele é uma espécie de investigador da Internet.

Antes de começar a explicar sobre essa caçada, vamos deixar claro que o termo hacker é utilizado de forma errada por parte da mídia, o hacker é aquele cara curioso que adentra profundamente em um determinado campo do conhecimento. Para os “hackers do mal” damos o nome de cracker.

Explicada a diferença, vamos caçar esse estelionatário? Bora!


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

O começo da caçada

Há algumas semanas um golpista quis se passar por Leandro, o problema é que esse foi o pior erro que ele poderia ter cometido.

O bandido criou uma conta falsa na qual ele anunciou a venda de bitcoins nos principais grupos de facebook. O interessado entrou em contato e, para “garantir” que os bitcoins seriam transferidos, o golpista falou que Leandro iria ficar com os bitcoins e garantir a transferência.

Mas porque o golpista criou outro fake? O Leandro tem uma boa reputação nos grupos de criptomoedas brasileiros. Essa é uma forma de tornar a transação como legítima aos olhos da vítima.

O hacker, indignado por ter seu perfil copiado, percebeu que muitas pessoas estavam caindo em golpes que tinham o mesmo modus operandi, que é até bem antigo.

golpista se passando por membro do grupo bitcoin brasil
Leandro avisando sobre um fake no grupo

Segundo Leandro, o golpista atuava da seguinte maneira:

“Ele criava fakes de pessoas para tentar aplicar golpes, encontrei 2 modus operandi dele, 1 ele cria o fake de um p2p ou membro do grupo famoso e oferece de vender bitcoins diretamente, no outro ele cria um fake qualquer, oferece de vender bitcoins com escrow, quando a pessoa escolhe o escrow ele cria um fake dessa pessoa para se fazer passar por ele”

Foi aí que ele resolveu caçar, talvez, um dos principais golpistas de bitcoin do Brasil. E não demorou muito para o hacker encontrar os rastros deixados pelo criminoso, já no dia 8 de março ele tinha algumas informações:

Mas ele não parou por aí. A caçada ao golpista continuou! E ela acabou antes do que qualquer um poderia esperar:

“Foi um recorde, em 2 semanas consegui cruzar todos os dados de forma a obter 100% de certeza de quem é a pessoa por trás dos fakes”

Em anúncio para o grupo Bitcoin Brasil – Oficial, Leandro afirma que além de conseguir todos esses dados irá disponibilizá-los para aqueles que foram vítimas desse criminoso:

E quando um hacker fala “todos os dados”, bom, são todos mesmo. Quais dados ele conseguiu? Praticamente tudo que você possa imaginar. Ele só não conseguiu um:

“Nome, CPF, nascimento, RG, Cartao do Bolsa familia, NIS, nome da mae, do pai, processos, endereço, idade, nome e CPF dos vizinhos, renda, ocupacao atual, acho que só faltou o nome do cachorro XD”

O governo deixa seus dados abertos na internet

Governo brasileiro é descuidado com os dados de seus cidadãos

Mas como ele conseguiu todos esses dados? Na verdade, o governo deixa esses dados abertos na internet, aliás, o Estado brasileiro tem péssimas práticas de segurança.

O vazamento de dados de entes governamentais importantíssimos, como o SUS e do próprio exército brasileiro já aconteceram. E pelo que parece, vão continuar acontecendo até as instituições do Estado darem valor aos dados que obtém.

E o destino do golpista? Pois bem, agora os atingidos pelo golpe estão se reunindo e tomando os devidos processos legais contra o bandido.

E para qualquer outro criminoso, Leandro deixa um recado bem claro:

“O anonimato na internet é uma ilusão, não importa o que se use, você sempre poderá ser rastreado”


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!