Dados on-chain mostram que os detentores de Bitcoin a longo prazo realizaram um ganho significativo durante a recente queda de preço. Segundo o analista Ali Martinez, em uma nova postagem no X, as baleias detentoras de longo prazo participaram recentemente de uma onda de realização de lucros. Os “detentores de longo prazo” (LTHs) são investidores de Bitcoin que mantêm suas moedas há mais de 155 dias, sendo considerados os HODLers do mercado, que raramente vendem, mesmo diante da volatilidade. No entanto, há momentos em que esses investidores participam de vendas, como parece ter ocorrido recentemente.
O foco está nas baleias LTH, investidores com mais de 1.000 BTC (cerca de $113,7 milhões) em suas carteiras. Martinez compartilhou um gráfico que mostra a tendência do Lucro Realizado das baleias LTH nas últimas semanas. Este indicador on-chain mede o lucro total que as baleias LTH estão realizando através de suas transações. O gráfico mostra um aumento notável em 21 de setembro, quando o BTC começou uma queda de preço que o levou ao nível de $112.000. Isso sugere que a realização de lucros pelos HODLers pode ter contribuído para a ação de baixa. No total, as baleias LTH realizaram mais de $120 milhões em lucros durante essa distribuição.
Enquanto isso, os detentores de curto prazo (STHs), que entraram no mercado nos últimos cinco meses, participaram de vendas com prejuízo, conforme apontado pelo analista da comunidade CryptoQuant, Maartunn. Os STHs enviaram 15.700 BTC com prejuízo para exchanges durante a queda de preço, o que pode indicar capitulação desse grupo, que é considerado mais fraco devido ao curto tempo de retenção.
A empresa de análise on-chain Glassnode compartilhou um gráfico que mostra o lucro total realizado pelos LTHs no ciclo atual, que é de 3,4 milhões de BTC, superando todos os ciclos anteriores, exceto um. O preço do Bitcoin se recuperou no último dia, retornando a $113.700.