Cointimes
Finanças

Home Office: Como economizar dinheiro em casa

Home Office com crianças

Home Office com crianças

Nesses períodos de crise, é muito importante economizar e continuar ganhando dinheiro enquanto fazemos Home Office, pois situações emergenciais certamente irão aparecer, e quem não estiver preparado poderá se endividar muito além do que consegue pagar.

Enquanto todos temos que passar mais tempo em casa para tentar “achatar a curva” dos infectados pelo coronavírus, inúmeras famílias passam por dificuldades financeiras.

Anteriormente, produzimos um artigo sobre como ganhar dinheiro em casa, mas não podemos nos esquecer sobre a importância de como gastar menos também. Afinal de contas, economizar é muito importante quando já não se tem muito dinheiro para gastar, certo?

Economizando na Energia

Use lâmpadas fluorescentes: Sempre que for escolher por iluminações para a sua casa, lembre-se de pedir pelas fluorescentes! Além de durarem quase 4x mais que lâmpadas normais (incandescentes), consomem muito menos eletricidade (cerca de ¼). Você também pode optar por lâmpadas de LED.

Luz solar – Lembrar de desligar equipamentos sem uso

Sempre que puder, tente iluminar sua casa com luz do sol, para não gastar energia e ter que pagar uma conta mais cara ainda. Se você tem escritório ou biblioteca para o lado contrário de onde o sol nasce, talvez poderia até aproveitar a quarentena para reorganizar a casa e aproveitar luz natural, não?

Além disso, nunca se esqueça de desligar equipamentos que não estão em uso: lâmpadas, televisores, computadores, consoles, aquecedores e outros.

Mobile > Notebook > PC

Se você não estiver fazendo trabalhos muito difíceis, e não se importar com usar aparelhos menores, talvez devesse fazê-lo. 

Lembre-se: Tablets e Celulares são os aparelhos que menos consomem energia, enquanto Notebooks consomem uma quantidade mais considerável, e Computadores Pessoais… bom, podem usar quanta energia for necessária, dependendo do que você vai fazer e por quanto tempo pretende usá-lo..

Assim, seu Home Office pode economizar ainda mais um pouco.

(AM)OLED e Modo Escuro

Em uma apresentação da Google para a Android Dev Summit, explicaram os benefícios de usar o “Dark Mode”, ou Modo Escuro/Noturno, na tela dos celulares (e computadores, etc.).

O gráfico acima compara o consumo de bateria de celular em miliamperes (unidade de energia), com e sem o Modo Escuro. No gráfico comparativo acima, é explicado que o Modo Escuro pode reduzir o consumo de bateria da tela do celular em até 43% quando usando o brilho máximo no Youtube.

Isso também se aplica a diversos outros aplicativos, como Gmail, Whatsapp, Messenger, Reddit, e até mesmo o Google Play Store.

Esse é um ótimo jeito de economizar energia elétrica no seu Home Office especialmente se você tiver telas OLED e AMOLED; caso você não saiba se tem, tente pesquisar pelo seu celular ou televisão na internet! A descrição dele no site da produtora (Samsung, Motorola, Apple) pode te dizer se isso se aplica ao seu aparelho.

Economizar com Água e Outros Gastos

Use menos o chuveiro/torneiras

Economize na água! Assim como energia, é um recurso caríssimo e muito importante. Para economizar no banho, tente deixar o chuveiro ligado o mínimo possível: apenas para se molhar, e depois, para tirar o sabão e o xampu (ensaboe o corpo com ele desligado).

Faça a barba e escove os dentes com a torneira desligada, e apenas ligue-a novamente para enxaguar a boca! O mesmo vale para lavar as mãos, uma instrução de higiene tão falada hoje em dia.

Se quiser ver mais sobre isso, confira neste texto do Governo do Estado de SP.

Corte gastos desnecessários

Você ainda assina aquela TV, ou aquele programa na internet (Netflix, Amazon Prime), mas só assistiu dois minutos de uma série e nunca mais tocou? E o telefone que ninguém usa em casa, ou as três televisões que ficam de reserva por aí? E aquele World of Warcraft, que você mal teve tempo de subir de nível nos últimos 3 meses?

Se você realmente precisa economizar, porque não reconsiderar os seus gastos mensais também? Pode ser uma ótima maneira de “cortar as gorduras” pro saldo bancário ao final do mês.

Cozinhar (em vez de pedir delivery)

Bom, se você nunca foi muito bem na cozinha, poderia aproveitar o tempo em casa pra começar a tentar, não? Pegar aquela panela pequena e tirar as crostas queimadas do último feijão que tentou fazer, abrir uma receita do Mais Você na internet e tentar repetir.

Além de você poder customizar a comida, ela fica bem mais fresca que comprar um hamburgão maneiro do Fast Food da esquina, além de ficar bem mais em conta na relação Real para grama de comida.

Claro, isso nem sempre pode ser viável para alguém fazendo Home Office, mas se você tiver o tempo, com certeza consegue economizar bastante nisso. Além do mais, vai estar pronto pra quando tiver que cozinhar em emergências futuras (ou você pode só fazer que nem o Bear Grylls).

Aproveitar Cashbacks

Você quer ganhar um dinheirinho extra a cada vez que faz uma compra on-line? Então porque não experimenta usar um cashback?

Assim como alguns bares e restaurantes fazem com o Mercado Pago e o PicPay, o CoinGoBack te devolve parte do dinheiro das suas compras onlines em diversos sites! É só se cadastrar e instalar o aplicativo no seu navegador Google Chrome, e comprar em uma das várias parceiras deles.

Compre objetos (roupas, móveis) usados

Se você realmente estiver curto no dinheiro, pode aproveitar mais de brechós! Além disso, o Mercado Livre, OLX, e vários outros também podem te ajudar nisso.

Porque comprar um relógio novo, se você pode comprar um usado por até ⅓ do preço, funcionando da mesma forma? E pagar 300 reais por uma jaqueta de couro, quando pode encontrar similares por 100 reais no brechó?

Claro, com essa alternativa, vem alguns riscos. Lembre-se de sempre tomar cuidado pra não comprar coisas quebradas, rasgadas, estragadas, inspecionando a reputação do vendedor e/ou o estado do produto (dá uma revirada na jaqueta, vê se a mesa tem os 4 pés, coisas do tipo).

Considere comprar em um Atacado, ao invés do Supermercado convencional

Para aqueles que não sabem, alguns produtos comprados em atacado podem compensar mais do que em mercados comuns. O motivo é simples: em vez de revenderem, por exemplo, cada chiclete de uma caixa por 40 centavos, a caixa inteira é vendida por 7 reais.

Por conta da grande quantidade, comprar fardos inteiros de água ou leite pode ficar mais barato, no longo prazo, do que comprar individualmente. Isso, claro, se aplica aos produtos que você consome mais, todos os dias. Se exagerar no estoque, vai perder dinheiro por causa das comidas vencidas também.

Tome cuidado com juros em créditos

Se você quer saber ainda mais sobre como economizar nos bancos, desde anuidade dos cartões de crédito a como economizar no transporte, veja o nosso outro texto sobre “Como poupar até mil reais por mês”!

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile