Cointimes
Legislação

Hungria corta impostos em ganhos com bitcoin para atrair investidores

Edifício do Parlamento Nacional Húngaro em Budapeste, Hungria.

Edifício do Parlamento Nacional Húngaro em Budapeste, Hungria.

O governo de Budapeste apresentou medidas destinadas a simplificar a tributação e reduzir a carga fiscal sobre as empresas e os cidadãos. Como parte do pacote, a Hungria planeja cortar o imposto cobrado sobre ganhos de capital e transações de criptomoedas, esperando aumentar a receita orçamentária com a mudança.

Medida pode atrair investidores de criptomoedas para Hungria

Os húngaros agora pagam 30,5% sobre os lucros obtidos com transações de criptomoedas, mas o seu governo quer reduzir essa taxa para 15%. O primeiro objetivo é minimizar a evasão fiscal, mas a taxa de imposto mais baixa também pode atrair mais investidores de cripto ao país. O governo húngaro acredita que isso pode gerar “vários bilhões de forints (moeda russa)” em receitas orçamentárias adicionais.

O corte de impostos em cima das criptomoedas foi anunciado em um vídeo postado pelo Ministro das Finanças da Hungria, Mihály Varga, no Facebook, junto com outras medidas para impulsionar a economia do país após a crise do covid-19. Em breve, as medidas serão propostas aos legisladores húngaros. Se a nova legislação for aprovada pelo parlamento, as alterações entrarão em vigor em 2022.

Budapeste toma medidas para relançar a economia após a pandemia

Varga também revelou que o governo quer reduzir o imposto sobre a folha de pagamento para 15% a partir de Julho, de acordo com o jornal local Daily News Hungary. Atualmente é de 15,5% mas os empregadores também são obrigados a contribuir com a parcela fixa da folha de pagamento, 1,5%, para um fundo de formação.

A contribuição para a formação profissional será adicionada ao imposto sobre a folha de pagamento, explicou o ministro, e depois a alíquota será reduzida em dois pontos percentuais. O ajuste deve economizar 250 bilhões de forints anualmente (cerca de R$ 4,47 bilhões).

As novas políticas fiscais também podem afetar 70.000 nomes em pessoa física na Hungria, uma vez que a legislação tornaria mais fácil para eles optar por formulários de imposto de taxa fixa ou de montante fixo. 

Sob os novos limites de elegibilidade – dez vezes o salário mínimo anual (50 vezes para atividades de varejo) – eles terão uma isenção do imposto de renda pessoal de até meio salário mínimo.

Outra proposta importante é acabar com o imposto setorial que agora os gestores de fundos de capital e as bolsas de valores têm de pagar. A partir do próximo ano, espera-se que o corte de impostos apoie os participantes do mercado que estão ativamente envolvidos nos esforços para relançar a economia húngara após a pandemia. 

Outra etapa com o objetivo de reduzir os custos indiretos é permitir que os fornecedores de energia deduzam as perdas de seu lucro antes de impostos para os próximos cinco anos fiscais.

Veja também: 8 países que não cobram imposto em ganhos com Bitcoin

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.

Posts relacionados

Após implosão da UST, Secretária do Tesouro dos EUA clama por regulamentação das stablecoins até o final de 2022

Gustavo Marinho
10 de maio de 2022

Rainha da Inglaterra não vê Bitcoin como moeda, mas quer cobrar impostos

Gustavo Marinho
13 de novembro de 2019

Coronavírus pode prorrogar prazo para declaração de imposto de renda

Cointimes
21 de março de 2020
Sair da versão mobile