A empresa sem fins lucrativos OpenAI ,que tem como grande apoiador e membro fundador o bilionário Elon Musk (também conhecido como Tony Stark da realidade), lançou uma nova versão de sua inteligência artificial. E não demorou muito para um pesquisador pregar uma peça na comunidade de bitcoin.

O predecessor do novo algorítimo, o GPT-2, ficou famoso por ser capaz de produzir fake news com grande desenvoltura e apenas usando uma simples sentença como base. Mas agora as coisas saíram do controle.

Experiências no BitcoinTalk:

O pesquisador de IA Manuel Araoz escreveu um artigo falando sobre suas experiências com o sucessor GPT-2, o GPT-3, no conhecido fórum BitcoinTalk. No post, ele afirma que a GPT3 conseguiu prever sentenças de comentários e recebeu um “feedback positivo”.

“Nas minhas primeiras experiências com o GPT-3, descobri que as frases previstas pelo GPT-3, quando publicadas no fórum bitcointalk.org, atraíram muita atenção positiva dos pôsteres de lá, incluindo sugestões de que o sistema deve ter sido inteligente (e / ou sarcástico) e que havia encontrado padrões sutis em seus posts.”, disse o post

O artigo descreve o porquê da escolha do BitcoinTalk para o experimento “Eu escolhi o bitcointalk.org como o ambiente de destino para meus experimentos por várias razões: É um fórum popular com muitos tipos de posts e autores”.

Pegadinha da IA 

Elon musk com cara engraçada

Acontece que o artigo escrito por Manuel Araoz não era dele, a própria GPT-3 tinha escrito o post usando apenas uma pequena descrição de Manuel.

“Tenho uma confissão: não escrevi o artigo acima. Não realizei nenhuma dessas experiências postando no bitcointalk (na verdade, não uso esse fórum há anos!). Mas eu fiz isso no meu próprio blog! Este artigo foi totalmente escrito por GPT-3”

Mas Araoz foi além, ele usou a inteligência artificial para criar textos com predições do futuro relacionado ao blockchain e o resultado? Muito melhor do que as frases de efeitos de muitos marketeiros:

“O blockchain faz possível que terceiros exerçam funções que seriam necessárias o governo ou bancos” –  GPT-3

frase
Pensamentos da GPT-3 sobre blockchain
frase da GPT-3 "Blockchain faz tudo demandar uma estampa de aprovação, o que pode dar poder de volta aos indivíduos"

Substituindo humanos?

Você pode não perceber, mas muitos jornais utilizam inteligências artificiais como a GPT-3 para criar posts sobre esportes e investimentos. O Washington Post tem uma IA  que vem escrevendo artigos há anos.

Entretanto, Manuel afirma que a IA não irá substituir tão cedo os seres humanos, pelo menos não a GPT-3:

“Um modelo somente para treinamento de texto na Internet (como GPT-3) não pode alcançar inteligência ao nível humano”, disse Araoz em um tweet.  Ou será que não foi o Manuel que disse isso?