Reguladores dos EUA e observadores de mercado estão de olho em um novo estudo de avaliação que prevê uma alta dramática no preço do XRP até 2030. De acordo com o relatório detalhado da Valhil Capital, o XRP pode subir de seu preço atual para uma faixa entre $4.813 e $9.000 em apenas cinco anos. Essa previsão se baseia em um modelo que trata o XRP não apenas como uma maneira rápida de mover dinheiro, mas também como uma reserva de valor.
Segundo o Modelo Athey & Mitchnick usado pela Valhil Capital, o papel do XRP vai muito além de enviar pagamentos. O estudo dá muito mais peso às pessoas que mantêm XRP como fariam com ouro. Na visão deles, à medida que mais pessoas começam a tratar o XRP como um lugar para guardar dinheiro, menos moedas permanecem em circulação. Essa oferta restrita eleva o preço. O modelo combina ideias econômicas, tendências do mundo real e movimentos do mercado de criptomoedas para chegar aos seus números.
Com base em relatórios, o modelo assume que as transações diárias no XRP Ledger atingirão $700 bilhões até 2030. Ele usa uma velocidade de transação de um segundo e a atual oferta de 56,5 bilhões de XRP. Com uma taxa de desconto de 10% e uma janela de adoção de cinco anos, o estudo estima um preço médio de $4.813 se cerca de 10% dos pagamentos globais forem realizados no XRPL. Em uma visão mais otimista, os pesquisadores elevam a demanda de reserva de valor para $1 quatrilhão, o que eleva o preço além de $9.000. Mesmo um nível de demanda de $100 trilhões colocaria o XRP a $908 por token.
Com base em relatórios da Valhil Capital, o chamado Ciclo Virtuoso pode desencadear um ciclo de feedback. Primeiro, o maior uso do XRP para pagamentos transfronteiriços e negociações de câmbio aumenta a demanda. Em seguida, os ganhos de preço atraem mais detentores a guardar suas moedas, reduzindo a oferta livre. Essa escassez eleva ainda mais os preços. À medida que o valor sobe, novos casos de uso podem surgir, atraindo mais usuários e adicionando mais uma volta ao ciclo.
O caminho do XRP para o uso em massa não é suave. Questões legais ainda giram em torno de seu status nos EUA e em outros lugares. Essa incerteza pode afastar grandes players financeiros. Além disso, moedas digitais de bancos centrais, stablecoins e blockchains rivais estão todos disputando a mesma fatia do mercado transfronteiriço. A Valhil Capital chama sua previsão de “conservadora” porque ignora mercados como derivativos e imóveis. No entanto, também admite que não pode prever regras futuras ou novas maneiras de as pessoas usarem o XRP.