Os legisladores iranianos aprovaram um plano para cortar quatro zeros da moeda nacional, o rial, que vem caindo acentuadamente em valor em meio à inflação crônica e às sanções dos EUA. A moeda oficial também deve trocar de nome.

O parlamento iraniano aprovou um projeto de lei para permitir que o governo corte quatro zeros da moeda nacional, o rial. A moeda fraca do país e a inflação persistentemente alta levaram a protestos nas ruas desde o final de 2017.

Ali Rabiei, porta-voz do governo do Irã, disse em um tweet:

“Eliminar os quatro zeros é uma ação necessária para simplificar as transações financeiras”.

Segundo relatos, espera-se que o Conselho Guardião da Constituição ratifique a lei antes que ela entre em vigor. A TV estatal do Irã observou que o Banco Central do Irã (CBI) terá dois anos para implementar as mudanças – removendo rials da circulação e emitindo tomans.

O governador do Banco Central do Irã, Abdolnaser Hemmati, prometeu implementar a reforma o mais rápido possível, informou o Financial Times. Ele disse ao parlamento do país na segunda-feira:

“Atualmente, nosso dinheiro tem uma terrível diferença em relação ao euro e [um rial] é igual a 0,000006 € … A eficiência da moeda nacional diminuiu devido à inflação crônica ao longo de cinco décadas.”

Atualmente 1.000 rial iraniano equivalem a apenas 0,0000024 bitcoin.

BitcoinToYou –  Negocie criptomoedas sem pagar taxa
 
A primeira corretora do Brasil, negociamos criptomoedas desde 2010. 
Abra sua conta grátis!
 

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br