Coingoback

O IRB Brasil RE (IRBR3) comunicou na sexta-feira (29) que não possui nenhum envolvimento ou ingerência no movimento de investidores envolvendo as ações da resseguradora, conforme resposta a reguladores após pedido de esclarecimento em razão das últimas oscilações envolvendo os papéis.

A ação do IRB disparou quase 18% na quinta-feira, com investidores imitando o movimento que deu impulso aos papéis da GameStop, de pressionar vendedores a descoberto.

IRB (IRBR3) reporta prejuízo de R$ 685 mi no segundo trimestre

Facebook

Em um grupo do Facebook chamado “IRBR3 Forum Investing”, com 8.300 membros, investidores afirmaram que a intenção era imitar os investidores de varejo dos EUA, usando derivativos e coordenando a compra em fóruns de mídia social que geraram altas em ações como a da varejista norte-americana.

A companhia afirmou que tomou conhecimento do movimento pela imprensa e por informações disponíveis nas redes sociais e que não tem “sequer condições de verificar a veracidade das informações relatadas”.

Efeito GameStop

A batalha entre pequenos investidores e fundos de hedge que abalou os mercados de ações dos Estados Unidos e da Europa na quarta-feira (27) avançou para a Ásia nesta quinta-feira (28), com ações de várias empresas australianas em alta se juntando a uma lista de operações originadas em redes sociais que custaram bilhões de dólares às instituições financeiras.

Segundo a Reuters, ações australianas que tinham grandes posições de “short”, incluindo Webjet e Tassal Group, subiram mais de 5%, mesmo com o índice de referência ASX 200 de Sydney caindo 2%.

Em Nova York, a GameStop, a rede de lojas de videogames no centro da disputa entre Wall Street e Main Street, subiu mais 37% no início das negociações, após acumular alta de 1.700% em duas semanas, o que atingiu fundos que estavam apostando contra a ação.

Exército

Impulsionado por um exército de investidores individuais que negociam os papéis por meio de aplicativos de corretagem online como Robinhood.com e discutem investimentos em fóruns anônimos, o salto dramático no preço das ações de empresas como GameStop, BlackBerry e AMC Corp atraiu muitos pedidos para investigações de autoridades do mercado.

“O frenesi levanta todos os tipos de questões em relação à possível manipulação do mercado”, disse Michael Hewson, analista-chefe de mercado da corretora de varejo CMC Markets UK.”Já é ilegal que as instituições se coordenem da maneira que se vê atualmente na movimentação dos preços dessas ações, levantando questões sobre a legalidade do que está ocorrendo atualmente nesses fóruns.”

Veja IRBR3 na Bolsa:
  • Só clique aqui se já for investidor

O post IRB Brasil (IRBR3) afirma não ter envolvimento em movimento das ações apareceu primeiro em 1 Bilhão Educação Financeira.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!