O desenvolvedor e educador de bitcoin, Jimmy Song, concedeu uma entrevista exclusiva para o Cointimes onde ele fala sobre Bitcoin, soberania, empreendedorismo e altcoins.
Na SatsConf, evento focado em Bitcoin que ocorreu nesta terça-feira (8) em São Paulo, o desenvolvedor Jimmy Song palestrou sobre os malefícios do dinheiro fiduciário. Song contribuiu para o código do Bitcoin durante um tempo, até que decidiu focar na educação sobre BTC por diversos meios.
Jimmy Song é autor dos livros ‘Programando Bitcoin’, ‘O Pequeno Livro do Bitcoin’, ‘Graças a Deus pelo Bitcoin’ e ‘Bitcoin e o Sonho Americano’. Ele também apresenta o podcast ‘Bitcoin Fixes This’. O seu objetivo, como deixa claro nas redes sociais, é ajudar na adoção do Bitcoin, um dinheiro sólido capaz de “descentralizar o poder da oligarquia”.
Bitcoin é ouro digital
Jimmy Song, a primeira pergunta seria sobre o Bitcoin como ouro digital, porque é quase um consenso na comunidade do Bitcoin que ele é o ouro digital, então qual é o próximo passo?
É ouro digital no sentido de que ele é uma reserva de valor na qual você pode colocar as suas economias, é uma estratégia de economia. E o fato é que simplesmente não existem tantas reservas de valor boas. Atualmente as principais opções que competem com o Bitcoin, na minha opinião, são o mercado imobiliário e o mercado de ações. E ambos têm grandes problemas.
O mercado imobiliário não é fungível, então se você comprar uma casa aqui no Brasil, não é o mesmo que uma casa em São Francisco, não é o mesmo que uma casa em Beijing. E existem muitos custos de transação no mercado imobiliário, e também é facilmente tributável, então muitos governos, especialmente jurisdições locais, o taxam muito, você deve pagar 1% de imposto todo ano. Então não é uma boa reserva de valor. E você também tem que investir uma grande quantidade de dinheiro por apenas uma casa, então toda a sua economia está em um lugar só, a não ser que você seja muito rico.
A segunda opção é o mercado de ações, e as ações também têm um grande problema, é muito difícil decidir qual ação comprar, você tem que fazer muita pesquisa. E se você comprar uma ação, você está sob o risco de que executivos vão fazer algo louco. Por exemplo, se você tivesse investido em GE 20 anos atrás pensando que seria um bom investimento… Essa empresa foi pelo ralo, assim como a IBM e muitas outras. Então você precisa constantemente prestar atenção nas notícias e não está sob o seu controle, está sob o controle de outra pessoa. E se essa pessoa fizer algo errado, você se ferra.
Existem alternativas como fundos de índice, mas eles sofrem com problemas similares, porque se o FED aumenta as taxas de juros, as ações todas caem. Existem todas essas vulnerabilidades.
O Bitcoin é uma ótima reserva de valor pelo simples fato de que ele é previsível, nós sabemos exatamente quantos bitcoins estão disponíveis, e quando você os mantém, não tem ninguém confiscando, não existe nenhum terceiro que pode mudar as qualidades do Bitcoin, e essa é a parte mais bonita.
— Jimmy Song

Agora, qual o próximo passo? Bom, eu acredito que o que todo mundo está esperando que o Bitcoin se torne moeda de troca, que as pessoas possam gastá-lo. Mas, honestamente, isso tem que vir por parte dos comerciantes. Muitas pessoas tentam fazer com que isso venha da parte do consumidor, indo aos comerciantes e falando “posso pagar com bitcoin aqui?,” e os vendedores respondem “o que é bitcoin?.” Mas mesmo que eles concordem em recebê-lo, eles o convertem em dinheiro fiduciário instantaneamente e, nesse sentido, é exatamente a mesma coisa que vender bitcoin para alguém, porque bitcoins são convertidos na moeda local. Então isso não funciona;
O que funciona é quando o comerciante exige bitcoin e não aceita nada além disso, é assim que ele ultrapassa a linha e se torna moeda de troca. Existem alguns lugares no mundo onde isso acontece, incluindo na Argentina, eles preferem receber em dólares do que em pesos argentinos. E esse é o caso no mundo todo, pessoas preferem ter dólar a qualquer outra moeda, porque ele armazena melhor o valor.
O bitcoin vai chegar nesse ponto, mas precisa vir de comerciantes para se tornar uma moeda de troca. E se ele permanecer como uma moeda de troca por tempo o suficiente, teremos uma nova moeda global.
Adoção do bitcoin e altcoins sob o ponto de vista de Jimmy Song
Isso me leva a segunda pergunta, o que falta para que a gente substitua o sistema fiduciário pelo bitcoin? Porque todos nós queremos que o sistema seja substituído por algo melhor, como o bitcoin. O que falta para isso? Nós já temos a Lightning, que não é um produto terminado, mas estamos chegando lá, certo?
“O que falta é tempo. Tempo é o que dá confiança para as pessoas” — disse Jimmy Song.
Quando o Bitcoin foi criado em 2009, ninguém tinha confiança nele porque não havia passado tempo suficiente. Como as pessoas saberiam que ele iria durar? Elas não sabiam. E precisamos entender que a maioria das pessoas ficou sabendo sobre o Bitcoin dois ou três anos atrás, então elas precisam de tempo para se acostumar com ele antes que se torne algo que estejam dispostos a investir seu dinheiro ou usar como reserva de valor.
Quanto mais tempo algo existe, mais tempo essa coisa pode durar, isso é chamado de Efeito Lindy. A não ser que algo tenha sido testado pelo tempo, não fazemos a menor ideia da sua funcionalidade. Você pode fazer vários tipos de garantias e promessas, mas isso não é tão bom quanto a passagem do tempo.
Eu tenho contato com o Bitcoin há 10 anos e eu tenho muita confiança nele. Eu o observo há quase 12 anos então, para mim, é muito fácil usá-lo como reserva de valor porque eu acredito e entendo o Bitcoin.
E quando as pessoas tem um limite diferente que estão dispostas a quebrar, como usar o bitcoin como reserva de valor, você consegue mais pessoas todos os dias. Então tudo isso precisa estar resolvido, e não tem como apressar, não tem como convencer alguém de confiar no bitcoin se a pessoa não confia, certo? O tempo faz tudo funcionar e não podemos ser impacientes.
Obviamente existe alguma infraestrutura que podemos construir para nos preparar para o momento, mas não podemos apressar o processo. Isso tem que acontecer respeitando o ritmo de cada indivíduo;
E de quanto tempo você acha que precisamos, Jimmy Song?
Essa pergunta é difícil porque depende de cada indivíduo. Quanto tempo demora para que eu me sinta confortável com algo assim? Não muito, porque eu sou programador, eu conheço a economia e eu tenho confiança nas coisas em que acredito, e eu tenho a tendência de pensar diferente que todo mundo a minha volta; Então para mim não leva tempo. Mas para uma avó, por exemplo, pode levar mais tempo.
Ela provavelmente não tem um entendimento tão bom de economia, e não se sente confortável com coisas que são contrárias ou não a o que as pessoas do círculo estão familiarizadas. Então vai levar muito mais tempo para essa avó.
[A adoção] vai acontecer em ritmos diferentes. Vai levar um bom tempo, mas é um processo contínuo, o que revela tudo.
— Jimmy Song
Não sei, daqui a 10 anos, o Bitcoin vai ter existido por 20. Então talvez as pessoas pensem “a hora é agora, já durou 20 anos, provavelmente vai durar mais 20.” Talvez eu já esteja morto quando esse momento chegar, pode ser que demore tudo isso.
Mas é uma pergunta muito ampla porque a resposta depende de cada indivíduo.
Como você acha que a adoção do Bitcoin vai acontecer no Brasil e na América Latina?
Eu espero que o Brasil adote antes que muitos países ocidentais, e o motivo é óbvio. A população aqui já sabe como funciona a desvalorização da moeda. O Brasil tinha uma outra moeda antes do real, mas o que aconteceu foi “okay, vamos introduzir uma moeda nova e destruir dois terços das suas poupanças.” É só dizer que é um novo sistema e acabar com a poupança das pessoas. E todo mundo na América Latina sabe disso, é assim que o governo rouba seu dinheiro.
Eu estava conversando antes com alguém que falou que os iPhones aqui seriam o equivalente a US $2000. Por que? Bom, alguém está roubando o seu dinheiro. E é assim com moedas fiduciárias, você é constantemente roubado.
Eu acho que as pessoas estão percebendo isso, e então o Bitcoin já é um pouco popular aqui. Muitas pessoas entendem isso.
O problema com as outras criptomoedas é que muitas delas tentam se comparar com o Bitcoin, e falam que são, o que não é nem um pouco verdade. Na minha opinião, elas acabaram atrasando a adoção do Bitcoin no mundo porque colocaram uma reputação ruim na indústria inteira.
Se você for para a África, por exemplo, eles não querem envolvimento nenhum com o Bitcoin, porque três anos atrás eles foram enganados por alguém dizendo “olha essa altcoin, você deveria investir nela,” e perderam todo o dinheiro, assim como o interesse. Esse é o problema, então leva tempo.
Mas eu acho que as pessoas aqui entendem melhor, Bitcoin é o dinheiro que o governo não pode tocar, e o governo pega dinheiro o tempo todo para benefício próprio. Quando as pessoas perceberem isso, elas vão sair desse espaço.
O que eu acho mais interessante é que, na maioria das vezes, os primeiros a adotar foram os mais jovens, não as pessoas na faixa dos 55. Foram os adolescentes de 18, 16, 12, essas pessoas estão crescendo em uma geração na qual o Bitcoin já é uma realidade, então o que você acha que eles vão fazer na faixa dos 20?
Todas essas pessoas já vão conhecer o Bitcoin quando tiverem 20 anos, quando tiverem 30 anos estarão fazendo dinheiro e vão pensar “okay, agora eu vou começar a colocar minha riqueza em Bitcoin porque eu não confio no sistema, [como Jimmy Song]” e o sistema vai colapsar.
Eu comecei a usar Bitcoin antes do banco, porque eu jogava alguns jogos e estava conseguindo dinheiro, mas como não tinha conta em banco, comecei a usar o Bitcoin. Isso foi há 8 anos, o meu primeiro contato com o sistema financeiro foi o Bitcoin. E eu acredito que muitos jovens estão usando o Bitcoin para isso e é incrível.
Mas você acha que o Bitcoin pode aprender alguma coisa com as altcoins? Como a fungibilidade da Monero ou coisa do tipo? Com o trabalho que a equipe do Zcash está fazendo?
Não, eu não acho que nada disso seja útil. Todos esses projetos caíram e estão ficando cada dia menos populares. É o mercado, são as pessoas que decidem se vêem, ou não, valor em algo. Se o projeto não consegue auditar a quantidade de moedas disponíveis, as pessoas percebem problemas.
Então eu realmente não vejo nenhuma dessas moedas trazendo nada de útil. E olhando de fora, esses projetos estragam a reputação do Bitcoin, e foi ruim para a adoção. Eles são tão negativos para a indústria que eu gostaria que nunca tivessem existido. Não acredito que eles tenham adicionado valor algum.
Alguns conselhos de Jimmy Song sobre empreendedorismo e soberania
E já que estávamos falando de tempo, nessa sua jornada de evangelista do Bitcoin, qual a maior lição que você aprendeu? E que conselho você daria para aqueles que querem seguir o mesmo caminho?
Eu sempre uso esse chapéu, certo? (O chapéu de cowboy texano é marca registrada de Jimmy Song).
Existem três motivos pra isso, o primeiro é que eu sou do Texas e eu quero que as pessoas saibam que eu sou de lá. Você aprende isso sobre as pessoas do Texas, elas querem que você saiba que elas são do Texas. Então esse é o motivo número 1.
O segundo motivo é que eu amo a época do velho oeste, na qual as pessoas tinham autopropriedade, elas estavam no controle de suas vidas. Quando as pessoas falam “go west,” é porque, naquela época, toda a população estava concentrada no leste, em Boston, Filadélfia, Washington DC, Virginia. A maioria das pessoas nos EUA morava perto da costa, então quando alguém ia para o oeste, a pessoa estava em busca de novas oportunidades. Se você se tornasse um padeiro, você poderia competir com o padeiro que tem 40 anos de experiência, 40 anos com a confiança da comunidade e dos clientes, e você teria que mudar isso. Ou você poderia ir para o oeste, onde não havia padeiros e eles precisavam de um. E isso não era apenas para padeiros, era para advogados, contadores… todo tipo de pessoa, e esse é o ponto. É essa oportunidade. E eu uso o chapéu para mostrar para as pessoas que é uma oportunidade enorme, e que você não precisa seguir o mesmo caminho que todo mundo.
E isso de não seguir o mesmo caminho que todo mundo leva muito tempo. Para se tornar um médico, pelo menos nos EUA, são 12 anos de escola primária, então 8 anos na universidade, 3 anos de residência e depois todas as provas de certificação. E se você quiser alguma especialidade, são necessários outros 3 anos de residência, para só então começar a atender. Isso é muito tempo, certo? E medicina é uma das coisas que leva menos tempo.
Para se tornar a pessoa com o cargo mais alto no mundo corporativo dentro de uma empresa grande, o que você precisa fazer? Você precisa começar, e precisa de algo que seja seu diferencial. Você entra na administração e vai trabalhando até subir de cargo. De diretor para vice-presidente e então para chefe executivo são 40 anos, é um caminho muito difícil.
E é assim que são todos os caminhos fiduciários tradicionais, quanto que com o Bitcoin você pode criar seu próprio caminho. Ninguém me disse que eu poderia ensinar pessoas a programar bitcoin e conseguir dinheiro com isso, foi algo que eu mesmo descobri, e isso é bom.
— Jimmy Song
Essa é a beleza da internet. Antes, para se tornar jornalista, você precisaria estudar jornalismo e então começar a sua carreira em uma das grandes corporações de mídia e subir dali. Você começa na mídia local, cobrindo eventos de esportes das escolas, então você começa a escrever sobre a segunda divisão no futebol, isso leva muito tempo. Mas agora você pode ser seu próprio jornalista, você não precisa passar por todo esse processo terrivelmente longo se tornar um jornalista legítimo, você pode simplesmente escrever, e isso traz maior liberdade porque você pode fazer do seu jeito, você não precisa fazer o que todo mundo está fazendo. Para você escrever uma coluna de jornal, você recebe o número de palavras e os temas para que você escreva no seu próprio blog. Mas você pode escrever sobre o que você quiser, não precisa ser objetivo.
Posso escrever como um fã e ver se funciona, se as pessoas leem, e então o mercado decide. Essa é a beleza de ser um empreendedor, e eu encorajo todos que queiram fazer algo, que o façam. Descubra seu próprio caminho, porque você provavelmente é único.
Meu primeiro emprego como programador, e existem muitas coisas que as empresas pedem que você faça como um programador. “Jimmy Song, Queremos que você escreva um software com essa linguagem, nesse ambiente, faça isso funcionar, faça aquilo funcionar;” Mas eles não pagam para que você faça várias outras coisas. E mais tarde eu descobri que eu tinha o talento de ensinar pessoas, eu posso dar entrevistas, escrever livros. E tudo isso são coisas que o mercado quer, mas eu não sou pago para fazer essas coisas porque o papel que eu fazia era muito específico.
Quando você trilha seu próprio caminho, você tira o melhor proveito de si mesmo e usa seus talentos únicos, todo mundo é uma combinação de diversas coisas; Você pode ser um contador, mas também ser muito bom criando gado, então você procura a intersecção onde essas coisas se alinham e segue. Se eu for um contador para ranchos, eu posso conseguir muito dinheiro porque eu posso fazer com que eles gastem menos, porque eu conheceria as leis.
Tem todo tipo de oportunidade para empreendedores que podem ser muito nichadas para o seu interesse, e para o que você sabe fazer. Eu encorajo todo mundo a ir atrás dessas coisas específicas porque, além de serem mais rentáveis, também são mais rápidas. Você pode simplesmente fazer do seu jeito.
Mas isso coloca o peso de descobrir o que fazer, o que é bem mais gratificante, porque você está usando mais de si mesmo, e você está criando algo para o mercado ao invés de estar preso em um trabalho corporativo e se deprimindo, assistindo pornografia todo dia.
Essa epidemia de depressão que vemos no mundo hoje é precisamente porque esses trabalhos sem significado algum, em que você é forçado a performar papéis que você não foi feito para performar. O Bitcoin pode ser uma ótima maneira de encontrar o que você quer fazer.
Você estava falando sobre autopropriedade, você [Jimmy Song] se considera um indivíduo soberano nesse sentido? E se sim, quais são os passos para que os sistemas sejam autogovernados?
Essa pergunta é complicada porque eu acredito que não tenho muita autopropriedade. Mas eu diria que uma das coisas principais é ter certeza que a sua renda não vem de um lugar só.
A maioria das pessoas trabalha, e trabalhar para empresas fragiliza as pessoas porque você se torna dependente do seu salário. Se te demitirem, você fica devendo. Então você vai procurar outro emprego, o que é bastante estresse. Mas a maioria das pessoas vive assim.
E é aqui que eu digo, seja um empreendedor, porque se você for um padeiro empreendedor e um cliente não gostar de você, está tudo bem, você tem outros clientes. Nesse sentido, você fica muito menos suscetível aos choques de mercado, porque você tem jeitos diferentes de fazer dinheiro. Eu diria que essa é uma grande parte da minha autopropriedade.
Eu não tenho emprego desde 2017, porque eu queria fazer as coisas do meu jeito, e eu acho que essa foi a melhor decisão que eu já fiz, porque agora eu tenho 8 rendas diferentes. Eu escrevo livros, apresento seminários, às vezes ensino na UTI, falo em conferências, tenho patrocínio no meu podcast, são várias coisas. E mesmo que não seja muito dinheiro, eu também não me esforço tanto em nenhuma dessas tarefas. Eu não trabalho 40 horas por semana em nenhuma delas, no máximo 5 horas.
Mas eu tenho diferentes fontes de renda, e isso permite que eu diga “não” para muitos convites. E isso me ajuda na autosoberania, porque eu não preciso aceitá-los.
Esse é o problema na relação patrão-funcionário. Se você for um funcionário e seu patrão te mandar fazer alguma coisa, você meio que precisa fazer, então você não tem autonomia.
Nós vimos isso nos últimos dois anos, você precisava tomar a vacina, se não você seria demitido. E esse tipo de coisa só vai piorar com o tempo, eles sabem que tem esse direito. Então diversificar sua carreira e ter diversas fontes de renda é a melhor solução.
Você precisa de muito desenvolvimento e disciplina para conseguir isso, e ter o mindset empreendedor. “Eu acho que aquela pessoa me pagaria se eu prestasse tal serviço.” E uma dica que eu posso dar é que se as pessoas te pedem para fazer algo, é um bom indicador de que você poderia cobrar por isso.
Por muito tempo me perguntaram se eu daria aulas de programação, para isso eu estaria trabalhando em uma empresa. Então comecei a fazer seminários com turmas diferentes. Em 2018 as pessoas começaram a me perguntar como fazer dinheiro com o Bitcoin, ouro e outras coisas, e eu poderia pegar uma porcentagem como comissão, então comecei a fazer isso.
Eu tive tanta demanda de baleias que isso virou um negócio. E essas são as oportunidades que você precisa procurar e perceber que tudo bem se você não necessariamente tem um emprego no qual você recebe um salário estável, procure as oportunidades, elas sempre estarão disponíveis.
E se você for muito bom em algo, se você continuar melhorando, você percebe que as pessoas te pagariam para fazer as coisas. E então você começa a divulgar isso, aprender sobre como fazer seu próprio marketing e coisas do tipo. Quanto mais coisas você souber fazer sozinho, mais autosoberano você é.
Eu fico muito feliz que tantos jovens estejam se tornando famosos no YouTube, eles são pagos pelo Google, mas também vendem merchandising. Eles fazem várias coisas diferentes.
Você precisa descobrir novos jeitos de monetizar o que quer que seja que você saiba fazer bem e, honestamente, empreendedores descobrem várias maneiras de fazer isso. Mas você tem que trabalhar, você tem que ficar buscando essas oportunidades, e eu acho que essa seja a maneira certa de viver, ao invés de não ter liberdade nenhuma e acabar deprimido. ou querendo se matar porque você não faz diferença nenhuma.
Ir nessa direção diferente, tendo um pouco mais de incertezas mas muito mais liberdade é o que eu encorajo todos a explorar.
— Jimmy Song
Conclusão
A SatsConf foi um evento muito completo e agradecemos imensamente a oportunidade de participar da conferência e também de conversar com uma figura tão representativa para o Bitcoin, como é o caso de Jimmy Song.
Por mais que podemos discordar de alguns pontos levantados nesta entrevista, temos certeza que ela será de grande utilidade para qualquer um que esteja estudando sobre Bitcoin e sobre todo o mercado de criptomoedas.
Para acompanhar nosso conteúdo e participar ativamente de nossa comunidade, junte-se ao Discord do Cointimes e aproveite para deixar sua opinião sobre esta entrevista com o texano Jimmy Song!
Leia mais: