O banco central do Líbano está caminhando para o lançamento de uma moeda digital no próximo ano, de acordo com a Agência Nacional de Notícias do Líbano. O projeto tem como objetivo reforçar a confiança no setor bancário do país e acelerar a transição para um sistema sem dinheiro físico.

Riad Salameh, o governador do banco central no Líbano, disse já em meados de 2019 que tal projeto estava em andamento. Mas na época as preocupações com a lavagem de dinheiro e a segurança ainda não haviam sido resolvidas.

“O Líbano não tem nenhum recurso natural e temos que manter o ouro porque é um ativo que pode ser liquidado nos mercados estrangeiros se enfrentarmos uma crise fatal e inevitável”, disse Salameh, segundo a Agência Nacional de Notícias do Líbano.

O sistema bancário do país não está em seus melhores momentos, em meio a crise monetária ocorreram diversos protestos ao redor do banco central, confiscos de dinheiro por parte dos bancos e quebradeira.

A economia chegou a entrar em colapso e a população incendiou o banco central do país em dos maiores protestos.

Se lançado, o banco central do Líbano se juntará ao crescente número de instituições que buscam tais projetos para serem concretizados. No início deste ano, o ministro da economia do Brasil, Paulo Guedes, afirmou que os bancos centrais estariam correndo atrás de blockchain para sobreviver.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br