Cointimes
Bitcoin

Lightning Network é economicamente irracional, diz estudo

LN capa

O Instituto para Ciência da Computação na Hungria lançou um estudo chamado de “Uma Análise Criptoeconomica da Lightning Network do Bitcoin“.


Veja também:

++Adoção da LN não cresceu como esperado em 2019


Nas 21 páginas examinando a segunda camada do Bitcoin, a equipe do estudo faz uma análise empírica utilizando software de simulação de trafego para emular as taxas e observar outros aspectos da rede, como a privacidade.

Inicialmente o estudo compara diversos outras pesquisas sobre a topologia e modelos teóricos em que a LN opera. Após eles analisam os dados gerados pela LN de janeiro a março, são feitas diversas simulações.

Sem adicionar os custos de abrir um canal na LN e simulando diversos cenários, foi concluído que a Lightning Network provê “pouca privacidade”

Observamos que metade dos nós tem cinco ou menos vizinhos, o que torna suas transações vulneráveis a ataques com base em informações obtidas diretamente de seus vizinhos ou inferidas através da investigação das capacidades do canal. Além disso, as garantias de privacidade são agravadas à medida que o valor do pagamento aumenta, uma vez que podemos excluir canais de pagamento de candidatos a fontes de pagamento com capacidade inferior ao valor do pagamento.

Quanto maior o pagamento e menor a quantidade de nós que a transação passa, menor é a privacidade.

Outra conclusão importante é que “a participação da maioria dos nodes de roteamento são economicamente irracionais.

ROI dos nodes por cenário

Eles também afirmam que “se os nodes começarem a agir racionalmente, as taxas de transação vão subir significativamente, o que pode destruir um dos valores principais da LN, as fees insignificantes.

Situação e problemas na LN

Os dados apresentados pelo estudo vão ao encontro do que está acontecendo realmente. Em agosto, foi revelado que o node LNBIG colocou 5 milhões de dólares em bitcoin na segunda camada, conseguindo um retorno de apenas 20 dólares por mês em taxas.

“Tenho entre 200 e 300 transações em todos os nós por dia, raramente 600. Em comissões, ganho de 5.000 a 10.000 sats por dia. É $ 0,4 – $ 0,8. É no máximo US $ 20 por mês “, disse LNBIG

Há dois meses, um bug foi encontrado na LN que permitia o roubo de bitcoins. Há um mês, um node perdeu 4 bitcoins por falta de conhecimento técnico, mesmo sendo administrador de sistemas.

É o fim da LN? Não, assim como o Bitcoin, a segunda camada ainda é um experimento e os próprios desenvolvedores não recomendam seu uso com grandes valores. Muito ainda precisa ser desenvolvido.

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.

Posts relacionados

Preço do Bitcoin hoje, o que esperar?

Cointimes
22 de maio de 2020

CEO de fundo trilionário está ‘super empolgada’ com o Bitcoin

João Victor
14 de dezembro de 2020

El Salvador compra mais R$ 79,2 milhões em Bitcoin enquanto moeda cai 11,7%

Gustavo Marinho
9 de maio de 2022
Sair da versão mobile