Cointimes

Loja Consul tem perfil do Twitter hackeado para dar golpes com criptomoedas

Hacker golpista.

A brasileira Consul teve sua página oficial do Twitter invadida por golpistas para roubar novas vítimas.

Os bots de spam que imitam figuras públicas como Vitalik Buterin, Michael Saylor e CZ, da Binance, são peças já conhecidas no Twitter e infestam threads relacionadas às criptomoedas na rede social.

A falta do selo de verificação era uma das formas mais fáceis de identificar as contas fakes. No entanto, agora os golpistas conseguiram invadir contas verificadas para dar mais credibilidade às suas postagens com links suspeitos.

A loja brasileira de eletrodomésticos Consul (@consulbr) foi uma das vítimas, como você pode checar abaixo.

Tweet suspeito

Da Consul, os golpistas aproveitaram somente o selo de verificação, mas o nome e a foto de perfil foram trocados para direcionar vítimas aos seus links maliciosos. Para divulgação, eles ainda utilizam milhares de outras contas para retuitar as publicações fakes e marcar possíveis vítimas.

A empresa brasileira não foi a única vítima de invasão recente, mas outras contas verificadas agora fingem ser figuras públicas do setor de criptomoedas, como o já citado Vitalik Buterin, co-fundador do Ethereum.

Fake do Vitalik

Aparentemente verificado como Vitalik, na verdade o perfil é de Pam Howard, política candidata no estado do Alabama, EUA.

E o padrão se repete para vários perfis:

Portanto, fica o alerta: verifique o username (@) de cada usuário antes de clicar em qualquer link no Twitter.

E, mais importante, cuidado com “promoções”, “airdrops” ou promessas que parecem boas demais para ser verdade. Cheque duas vezes antes de acreditar em alguma oportunidade, mesmo vindo de contas verificadas.

Essa não foi a primeira vez que contas importantes do Twitter foram invadidas para espalhar golpes com criptomoedas. Em julho de 2020, a conta de Elon Musk, Bill Gates, Barack Obama, Binance, Vitalik Buterin e diversas outras foram hackeadas e usadas para divulgar o famoso golpe de duplicação de bitcoins.

Siga também o Cointimes no Twitter, mas se mantenha em alerta!

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading