Cointimes
Criptomoedas

Venezuela lança bolsa de valores baseada em Ethereum

O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou a criação de uma bolsa de valores nacional construída sob a blockchain da Ethereum.

O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou a criação de uma bolsa de valores nacional construída sob a blockchain da Ethereum. A lei foi publicada no Diário Oficial e faz parte de um conjunto de medidas para se contornar os bloqueios e sanções econômicas promovidas pelos Estados Unidos. 

No início desta semana, Maduro também anunciou que pretende utilizar as criptomoedas no comércio internacional. A “Lei Antibloqueio para o Desenvolvimento Nacional e a Garantia dos Direitos Humanos” visa dar ferramentas para o governo venezuelano “derrotar todos os mecanismos de perseguição e bloqueio internacional”.

A bolsa de valores BDVE, baseada em blockchain do Ethereum, já foi lançada e tem como objetivo permitir que os venezuelanos negociem ações, títulos e imóveis digitalmente. Foi informado que a plataforma funciona baseada nos tokens ERC-233 e ERC-721. A BDVE passará por um período de testes de 90 dias, após isso será decidido sob o uso amplo da aplicação.

A Venezuela vem se destacando mundialmente na adoção das criptomoedas, tendo ficado em terceiro lugar, atrás somente de Ucrânia e Rússia, respectivamente. A população do país tem enormes incentivos econômicos para adotarem as criptos uma vez que a moeda fiduciária local foi destruída pelo governo de Nicolás Maduro.

Parece um contrassenso que o governo da Venezuela utilize criptomoedas para realizar negócios, porém a natureza do Bitcoin e de outras moedas digitais permitem que qualquer um às utilize para os mais diversos fins.

Contudo, o país tenta, a todo custo, controlar as criptos que estão sob custódia de sua população, porém essa pode ser uma tarefa praticamente impossível devido os princípios de antifragilidade e anonimato das criptomoedas. De certo, a Venezuela é um caso peculiar dentro do ecossistema, e os resultados desse experimentos só vão ser vistos em alguns anos.

Leia mais: Maduro desafia os Estados Unidos e vai usar criptomoedas no comércio internacional.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile