Dinheiro institucional no mercado de criptomoedas

A maior firma de “speed trading” na Europa está se preparando para entrar no mercado de criptomoedas, desconsiderando os avisos do seu regulador para consumidores e instituições de não se engajarem em mercados de criptomoedas.

A Autoridade Holandesa de Mercados Financeiros (AFM) adotou uma postura cautelosa sobre criptomoedas, dizendo que eles “desencorajam atividades em tanto por consumidores, tanto para investidores profissionais.

Flow Traders NV – é uma firma de “speed trading”, ou trades de alta frequência, sediada em Amsterdam. Ela negociou US$284 bilhões nos últimos quatro meses. Eles dizem que agora estão entrando no mercado de ETN do Bitcoin e Ethereum.

ETN é a abreviação de Exchange-traded Note que é um derivativo, negociado como se fosse uma ação. A qual a instituição financeira promete ao tomador do papel lhe pagar a variação de um indice, uma commoditie ou outro parâmetro após um período de tempo estipulado.

De acordo com a XBT Provider, uma companhia suíça emissora de ETN, Flow Traders tem aumentado seu volume de negociações de forma drástica nas últimas semanas.

Notavelmente, os analistas de mercado acreditam que as notas/fundos negociados publicamente tornariam a negociação de criptomoedas mais atraente para os investidores institucionais. Porque é uma maneira mais segura e mais fácil de ganhar exposição à excitante nova classe de ativos.

Em uma entrevista recente, o CEO da Flow Traders disse que:

“A quantidade de pessoas que subestimam criptomoedas é grande… E elas devem ser regulamentadas muito em breve. Os participantes do mercado são muito mais profissionais do que as pessoas pensam. Os investidores institucionais estão interessados ​​- sabemos que são porque recebemos pedidos.”

AFM “Desencoraja atividades em Criptos”

Nienke Torensma, porta-voz da AFM, disse em um comunicado:

“Em virtude de sua novidade e do anonimato que potencialmente oferece, é muito propenso ao abuso. Dada a sua incapacidade de servir ao propósito prometido como moeda, não consideramos que seja uma classe de ativos. ”

Felizmente para a Flow Traders NV, a AFM não pode impedir as empresas de negociarem instrumentos regulamentados em bolsas reguladas. A Flow Traders NV claramente quer ficar do lado dos reguladores, com Dennis Dijkstra ressaltando que “o mais importante é manter os reguladores a bordo“.

Interesse Institucional em criptomoedas

Apesar das críticas contínuas de muitas instituições, como o BIS e o Bank of England, grandes empresas de trading entraram no mercado de criptomoedas.

Com o crescente interesse de clientes institucionais dispostos a investir em ativos digitais, vejo por que tantas empresas proprietárias de trading estão focadas agora nessa nova classe de ativos“, disse Laurent Kssis, diretor administrativo da XBT Provider.

A XBT Provider faz parte da CoinShares Ltd., sediada em Londres. Como a maioria das jurisdições, a AFM quer uma abordagem regulatória global unificada para criptomoedas. A este respeito, Malta tem feito progressos, enquanto a CryptoUK também tem pressionado por regulamentações.

Com tantas jurisdições, no entanto, elaborando seus próprios regulamentos – pode levar algum tempo até que uma abordagem unificada seja estabelecida.

Notícia via: Trustnodes

Quer receber mais conteúdo como esse e ficar por dentro do mercardo de criptomoedas? Não deixe de assinar nossa newsletter e favoritar o Cointimes