A Bitmain, a maior fabricante de hardware para mineração de criptomoedas do mundo, foi multada em 25 milhões de yuans (mais de R$17 milhões) por não pagar imposto de renda em nome de seus funcionários, de acordo com um relatório da Sina Finance.
A empresa com sede em Pequim supostamente negligenciou a retenção e o pagamento de imposto de renda individual sobre benefícios como subsídios de viagem fornecidos a seus funcionários, no valor de mais de 16,6 milhões de yuans (mais de US$ 2,4 milhões).
O jornalista cripto chinês Colin Wu, conhecido por seu nome no Twitter ‘Wu Blockchain’, foi o primeiro a relatar a notícia, citando o relatório da mídia local. A agência tributária municipal de Pequim impôs a multa à Bitmain, que havia sido notificada de suas obrigações fiscais em agosto de 2022, mas ainda não havia cumprido.
A penalidade ocorre em meio a uma repressão mais ampla a violações relacionadas a impostos no setor de ativos digitais da China. Desde o ano passado, o governo chinês aumentou as inspeções fiscais sobre negócios relacionados a criptomoedas, visando principalmente mineradores de bitcoin e grandes traders.
Em resposta ao maior escrutínio do governo, a Bitmain anunciou em outubro de 2021 que interromperia as entregas de equipamentos de mineração para clientes da China continental.
Relatos sugerem que a empresa, especializada em produção de circuitos específicos para mineração (ASIC), está considerando realocar a maior parte de suas operações para outros locais na Ásia.