Cointimes

95% do volume de exchanges de criptos é falso, diz estudo

volume falso exchanges

A maioria das exchanges de criptomoedas têm volume falso, segundo um novo estudo da Bitwise. A nova pesquisa está lançando ainda mais dúvidas sobre a legitimidade do comércio de bitcoin.

Uma análise publicada pela Bitwise esta semana mostra que 95% do comércio spot de bitcoin é falsificado por trocas desreguladas.

A Bitwise, gestora de ativos, disse que se reuniu com a Securities and Exchange Commission (SEC) na terça-feira para discutir sua aplicação do ETF. No processo de tentar listar o primeiro fundo negociado em bolsa de bitcoin.

Como parte do processo, ele apresentou análises que poderiam ajudar os reguladores a eliminar o ruído.

“As pessoas olhavam para as criptomoedas e diziam que esse mercado é uma bagunça, porque eles estavam analisando dados manipulados”, disse Matthew Hougan, chefe global de pesquisa da Bitwise.

A análise mostrou que “substancialmente todo o volume” relatado em 71 das 81 bolsas no Coinmarketcap é falso. Ou seja, somente 10 exchanges possuem um volume legítimo. São elas:

volume falso exchanges

Washtrade e volume falso nas exchanges

Esse volume é construído com uma pessoa simultaneamente vendendo e comprando a mesma ação, ou bitcoin, com objetivo de criar a aparência de atividade no mercado. Ou seja, uma pessoa compra e vende dela mesma várias vezes para criar volume.

Essas bolsas relatam um volume agregado de bitcoin diário médio de US $ 6 bilhões. O estudo conclui que apenas US $ 273 milhões são legítimos.

volume falso exchanges

“A ideia de que existe volumes falsos nas exchanges é um rumor antigo. Nós fomos os primeiros a analisar esses números e mostrar qual é o volume real do mercado”, disse Hougan à CNBC.

A empresa sediada em São Francisco comparada ao Coinbase Pro, que reporta cerca de US $ 27 milhões em volume médio diário em bitcoin.

Seu “spread” mediano, ou diferença entre o preço que um vendedor quer e o preço que um comprador deseja, para o bitcoin, era de cerca de 1 centavo. Esse cenário passou no teste de Bitwise para ter volume real.

Mas em outra grande comparação, a CoinBene tem um spread de quase US $ 15. Hougan disse que encontrou outros exemplos extremos de exchanges com um spread de mais de US $ 300.

“É surpreendente que uma exchange com quase 18 vezes o volume do que a Coinbase Pro tenha um spread 1.500 vezes maior”, disse Bitwise no relatório.

Por que as exchanges falsificam volume?

As exchanges podem ter um incentivo para informar volume falso. Elas atraem novas criptomoedas e ICOs que estão querendo ser listado nessas exchanges com alto volume.

As exchanges cobram uma taxa de listagem. Essas taxas podem variar de US $ 1 milhão a US $ 3 milhões por lista, de acordo com dados do Autonomous Next.

Reguladores dos EUA adotaram uma abordagem cautelosa para tornar o bitcoin mainstream para os traders. A SEC destacou o risco de manipulação como motivo para rejeitar aplicativos para outros ETFs de criptomoeda.

O escritório do procurador de Nova York também sinalizou a questão em um recente relatório alertando que as exchanges eram vulneráveis.

Como a maioria das plataformas de negociação de criptomoeda não usa as mesmas ferramentas de monitoramento que as bolsas de valores, o presidente da SEC, Jay Clayton, alertou que os investidores podem não obter uma avaliação justa do preço do bitcoin.

Referência de preço

“O que os investidores esperam é que a negociação na commodity subjacente ao ETF faça sentido e esteja livre do risco de manipulação”, disse Clayton em novembro na Conferência Consensus Invest, em Manhattan. “É uma questão que precisa ser tratada antes que eu me sinta confortável”.

Hougan disse que isso também explica porque o volume de negociação para futuros regulados de bitcoin parece fraco.

Com sede em Chicago, a CME e a Cboe começaram a listar derivativos de bitcoin no final de 2017, mas tiveram volumes muito menores do que os US $ 6 bilhões relatados pelas bolsas não reguladas.

“Quando você percebe o tamanho do mercado real de bitcoin, o CME começa a parecer muito mais significativo”, disse Hougan.

Via: CNBC.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading