Natixis Investment Managers, uma gestora de ativos com US$ 1,39 trilhão em ativos sob gestão, publicou uma pesquisa global envolvendo 500 investidores institucionais de 29 países da América do Norte, América Latina, Reino Unido, Europa Continental, Ásia e Oriente Médio.

De acordo com a pesquisa, a maioria das instituições vê o Bitcoin e outros criptoativos perdendo ganhos em 2022. 

“Considerando todos os fatores em jogo, as instituições veem o potencial para correções em uma série de classes de ativos e setores. A criptomoeda extremamente popular está no topo da lista, com mais da metade das instituições acreditando em uma correção. Isso é seguido por títulos sensíveis a taxas de juros (45%), ações (41%) e tecnologia (39%). ” 

A pesquisa descobriu que, apesar da previsão de uma retração do mercado de criptomoedas, os investidores institucionais estão, no entanto, se aquecendo com a ideia de manter ativos digitais. 

“Quatro em cada dez consideram a criptomoeda uma opção legítima de investimento e dos 28% que investem em criptografia, 90% dizem que manterão (62%) ou aumentarão (28%) sua alocação.” 

No entanto, a grande maioria dos pesquisados ​​acredita que as criptomoedas precisam de mais regulamentação antes de ganharem uma aceitação mais ampla. Segundo a pesquisa:

“Nove entre 10 preveem que os bancos centrais terão que regular as criptomoedas. Poucos vêem o potencial da criptomoeda para substituir as moedas de reserva (25%) ou moedas fiduciárias (28%). No entanto, um terço acredita que a criptomoeda tem o potencial de nivelar o campo de jogo para as nações em desenvolvimento. Apenas 29% acham que os países de mercado emergente devem considerar as criptomoedas como curso legal. ” 

Ciclos de mercado 

Todo mercado é feito de ciclos. Nenhuma euforia dura para sempre, até porque sabemos que existem momentos de exagero. Geralmente, as pessoas tendem a superestimar o potencial de uma tecnologia no curto prazo enquanto subestimam o seu potencial de longo prazo. 

Em um mercado completamente novo, como é o de cripto, a precificação é ainda mais difícil e as distorções são comuns.

As criptomoedas são conhecidas como ativos extremamente voláteis, e é verdade, os altos lucros vem com grandes riscos. Mas os 5 estágios de um ciclo estão presentes em todos os tipos de mercado: euforia, depressão, esperança, otimismo e crença. 

Por causa do halving do Bitcoin, porém, esse ciclo se torna mais evidente no mercado cripto. A cada quatro anos, a emissão de BTC cai pela metade e a percepção de escassez influencia os investidores. Entretanto, ao entrar na próxima fase do ciclo, o clima vai esfriando. 


O inverno cripto é a época mais fria de um ciclo do mercado de criptomoedas. Você sabe o que é? Entenda: Winter is coming: O que é o inverno cripto e como se proteger

A NovaDAX está completando três anos!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil completa três anos no mês de novembro e quem ganha é você! 

Serão até 30 moedas com taxa zero para transações e mais de 80 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.