Apesar de muitas críticas contra o Segregated Witness (Segwit) desde a sua implementação em 2017, a solução para escalar o Bitcoin continua vendo um aumento no número de transações ao longo dos anos.

Leia também:
++ Uma baleia moveu R$ 1,8B em Bitcoin por apenas 96 centavos
++ Banco Central da Índia esclarece que Bitcoin não é proibido

Segwit vê aumentos significativos

Os dados do Segwit.space, uma plataforma que monitora a adoção da tecnologia, revelaram que um novo marco foi alcançado, já que o volume de transações no protocolo agora representa mais de 56% de todas as transações na rede Bitcoin.

SegWit volume nos blocos
% das transações SegWit na rede Bitcoin (BTC).

Esta não é a primeira vez que a Segwit registra um aumento significativo no volume de transações. Os dados no gráfico mostram que o protocolo sofreu uma grande mudança de cerca de 40% em setembro de 2019 para quase 60% no mês seguinte.

A adoção da Segwit é bastante louvável, considerando que mais de 35% do volume total de transações na rede a utilizou apenas um ano após sua implementação.

O que o Segwit faz

Como o tempo de confirmação da transação na rede de Bitcoin é lento, o Segwit ajuda a aumentar a quantidade de transações por bloco ao remover os dados de testemunha de cada bloco e criptografando-os nas cadeias laterais.

Mais de 60% de cada bloco é composto de dados de testemunha; assim, desenvolvedores acreditam que a remoção de tais informações aumentaria a escalabilidade da rede Bitcoin. É daí que o nome vem – testemunha segregada.

Embora pareça uma ideia muito razoável para escalar o Bitcoin e reduzir as taxas de transação, Segwit ainda não vê uma adoção maior por não ser um upgrade obrigatório.

Isso dá aos mineradores, exchanges e provedores de carteiras uma opção de adotar ou não a mudança. Há também o argumento de que remover os dados da transação da rede é contrário ao princípio do Bitcoin e, portanto, deve ser desencorajado.

Em contrapartida, os dados no gráfico mostram que as empresas de cripto estão comprando a ideia do Segwit e estão implementando a mudança.

Duas das maiores organizações atualmente usando o Segwit são Gemini e Bitmex. Acredita-se que, se toda a rede adotar o protocolo Segwit, o tamanho do bloco poderá aumentar para cerca de 1,7 mb.

Quer aprender mais sobre Bitcoin? Entra no nosso grupo do Facebook e tire suas dúvidas por lá!