Em uma reviravolta surpreendente, a Wyre, uma destacada empresa de pagamentos em criptomoedas, anunciou na última sexta-feira que pretende encerrar suas operações devido às “condições de mercado”. O anúncio vem após a empresa ter estado à beira de ser adquirida por mais de US$ 1 bilhão.
“Tomamos essa decisão para proteger o melhor interesse de nossos principais stakeholders e clientes”, afirmou a empresa em um tweet, garantindo que a decisão não está relacionada a qualquer orientação regulatória.
A Wyre, que ofereceu infraestrutura de fiat-para-cripto para empresas no mercado de criptomoedas desde sua fundação em 2013, teve seu valor avaliado em US$ 1,5 bilhão em abril de 2022. Entretanto, em setembro do mesmo ano, o acordo de aquisição pela Bolt foi rescindido.
O caso da Wyre se une a uma lista de empresas de criptomoedas que não conseguiram sobreviver a condições de mercado adversas. Por exemplo, a ETCDEV, uma importante equipe de desenvolvimento por trás da Ethereum Classic, teve que encerrar suas operações em dezembro de 2018 devido à falta de financiamento em meio ao mercado em baixa. Da mesma forma, a gigante da mineração de criptomoedas Giga Watt entrou com pedido de falência em novembro de 2018, citando a incapacidade de continuar suas operações devido ao alto endividamento e à queda acentuada dos preços das criptomoedas.
Também vale mencionar o caso da Bitmain, maior fabricante de hardware de mineração de Bitcoin, que teve que fechar vários escritórios e demitir funcionários em 2018 devido à queda de preços do Bitcoin.
Estes exemplos servem de lembrete para a comunidade cripto sobre a volatilidade e os riscos inerentes a este mercado, destacando a necessidade de uma diligência prévia cuidadosa ao lidar com empresas do setor de criptomoedas.