O diretor de investimentos da Bitwise, Matt Hougan, afirma que o Bitcoin (BTC) pode estar no meio de um cenário de ação de preço “dip and rip”. Em uma nova nota aos investidores, Hougan explica que, em momentos de crise, o Bitcoin frequentemente cai mais do que o mercado de ações, mas depois se recupera com mais força. Ele diz que esse cenário é historicamente um dos “padrões mais consistentes no cripto” e decorre da reação dos investidores ao conceito de valor presente líquido, que é a diferença entre os fluxos de caixa atuais de um ativo e o valor presente dos fluxos de caixa ao longo do tempo.
Embora o BTC não tenha fluxos de caixa, Hougan afirma que o mesmo princípio se aplica e pode estar em jogo durante a incerteza do mercado impulsionada pelas tarifas do presidente Trump. Ele exemplifica que as tarifas, ao criarem entropia econômica, podem aumentar a meta de preço de longo prazo do Bitcoin, mas também aumentar o fator de desconto usado para calcular o valor presente líquido do Bitcoin, resultando em uma queda no valor presente líquido, apesar do aumento na meta de preço de 2029.
Hougan acredita que o BTC está passando por um “aumento de curto prazo no fator de desconto”, apresentando uma oportunidade de compra com desconto. Ele afirma estar mais otimista do que nunca em relação ao Bitcoin. No momento da escrita, o BTC está sendo negociado a $84,582, uma queda de 22% em relação ao seu recorde histórico.