Se você é usuário de criptomoedas ou quer entrar para esse universo, é preciso ficar atualizado sobre as formas de investir em diferentes mercados que permitem o uso delas, e um deles é a operação no mercado futuro.
Apesar de ainda ser recente a utilização de bitcoins nesse modelo de investimento, essa prática já tem gerado grande repercussão e resultados que dividem opiniões.
Continue acompanhando este post e confira o que é o mercado do futuro, suas operações e como esse modelo de investimento pode ter influência na negociação da criptomoeda mais famosa, bitcoin.
https://cointimes.com.br/4-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-de-comprar-bitcoin/
O que é mercado futuro?
O mercado futuro é onde acontecem as negociações de compra e venda de ativos que serão realizados futuramente, por meio de um contrato futuro. Para isso, o preço determinado para a liquidação valerá para uma data posterior.
O principal objetivo desse mercado é lucrar com a variação de preço e não necessariamente obter o produto final. Esses ativos podem ser desde ações até milho e café.
No entanto, em dezembro 2017, a criptomoeda bitcoin começou a ser operada nesse mercado, permitindo assim, a operação no mercado futuro na bolsa de valores de Chicago, a Cboe.
O que são contratos futuros?
Como dissemos, a operação no mercado futuro funciona por meio de um contrato futuro. Esse contrato é feito para que um investidor se comprometa a realizar a compra ou venda de determinado item na data que for estipulada.
Vale ressaltar que, na compra ou venda não é preciso disponibilizar ou adquirir produtos; os contratos futuros referem-se aos direitos sobre as oscilações de preço. Portanto, o contrato futuro deve dispor do ativo negociado, data de vencimento, quantidade do ativo, procedimentos para entrega, cotação e limites de oscilação diária.
Para dar espaço aos pequenos investidores, foram criados mini contratos futuros que permitem uma movimentação menor e que podem ser negociados por sistemas como Ibovespa.
Como funciona a operação no mercado futuro?
Começar uma operação no mercado futuro é mais simples do que parece. Basta que você tenha uma conta em uma corretora. Após isso, é preciso depositar dinheiro ou disponibilizar títulos em garantia. A negociação acontecerá na Bolsa de Valores, BM&FBovespa.
Em relação a bitcoin, uma estratégia muito usada por investidores experientes para lucrar nesse mercado é usar os contratos futuros e causar queda no preço dessas criptomoedas. Com a baixa, é possível comprar mais, utilizando o stop-loss, que é uma garantia de segurança referente ao depósito quando há queda brusca de preço.
Qual é a finalidade dessa operação?
O mercado futuro é de grande importância para a economia, pois protege diversos setores das oscilações de preços e, consequentemente, diminui os riscos e beneficia os investidores.
Com isso, é possível ter vantagens como a facilidade de apostar na baixa, liquidez elevada e alavancagem que permite favorecer os seus ganhos e alavancar o valor que investiu.
A operação no mercado futuro busca beneficiar os investidores com um dos mais temidos riscos do mercado financeiro, ou seja, a variação de preço. Seja aplicação de bitcoins ou em commodities por perfil de pequenos ou grandes investidores, essa oscilação de valor pode lhe trazer ótimos rendimentos no futuro.
Se o seu dia é corrido, mas não perde a oportunidade de se manter informado, siga as nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades. Estamos no Facebook, Twitter e no YouTube!