Acessado apenas pela rede anônima Tor, o Silk Road funcionava como uma “Amazon das drogas”. Pelo menos é assim que explica o personagem de Ross Ulbricht no novo filme “SILK ROAD”, que deve ser lançado ainda esse ano.

O mercado negro da darknet, criado em 2011, era usado de forma anônima por vendedores e usuários e possuía o Bitcoin como única moeda de troca. Com apenas 26 anos, o criador do site Ross Ulbricht era um entusiasta do livre mercado e direito de privacidade, ele adotou o pseudônimo Dread Pirate Roberts (DPR) para se comunicar em fóruns e operar o negócio online.

Ross Ulbricht, criador do Silk Road
Ross Ulbricht no Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn. Foto de junho de 2014.

Enquanto o Tor garantia a privacidade dos envolvidos ao acessar o site, o Bitcoin, pouco conhecido na época, servia como um meio de pagamentos pseudo anônimo. Ulbricht descreveu o Silk Road como um “experimento de livre mercado”.

Diferente do que alguns podiam pensar, o mercado não era descentralizado e possuía regras baseadas no princípio libertário da não-agressão. Além das 20 categorias de itens legais como livros, roupas, antibióticos, peças de arte, e outras, o mercado era principalmente conhecido por permitir o comércio ilegal de drogas (principalmente cannabis).


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Categoria de itens legais no Silk Road.
Categoria de itens legais no Silk Road.

Em 2013, por meio de uma complexa investigação, o FBI conseguiu prender Ross, fechar o site e confiscar seu notebook com a sua carteira com mais de 69 mil bitcoins. Até hoje vários pontos sobre a investigação são postos em dúvida, como supostos assassinatos que Ulbricht pagou para que aconteçam.

Nenhum de fato foi concretizado, já que não passavam de um esquema para tomar bitcoins de DPR e as evidências de que Ross Ulbricht tenha sido o mandante dos supostos crimes são incertas. E o novo filme, escrito e dirigido por Tiller Russell, parece contar com essa história:

cena de Silk Road
Cena dos trailers de SILK ROAD (2021).

No fim das contas, Ulbricht foi condenado à prisão perpétua apenas por crimes não violentos que incluem auxiliar a distribuição de entorpecentes por meio da internet e operar empresa criminosa.

Como será que o filme irá abordar essa fascinante história que levou o Bitcoin a se tornar muito mais conhecido e comentado na mídia tradicional? Você pode assistir ao trailer completo no link abaixo:


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!