Cointimes

Microsoft lança plataforma para cunhar tokens de cripto

microsoft quer cunhar tokens

A Microsoft deseja criar tokens de blockchain na nuvem para ser tão fácil quanto conectar uma impressora. É o que diz Marley‌Gray, arquiteto principal da Microsoft, após o anúncio na segunda-feira da plataforma Azure Blockchain Tokens.

Assim como as impressoras já foram difíceis de configurar – com uma mistura de tipos de impressoras e seus respectivos drivers específicos de dispositivo – Gray diz que os tokens de cripto orientados para a empresa atualmente sofrem das mesmas armadilhas.

“Você pode comprar uma impressora ou qualquer tipo de dispositivo agora e simplesmente conectá-lo e funcionar”, disse Gray ao CoinDesk. “É a mesma analogia aqui para tokens e é isso que estamos construindo no Azure”.

Anunciada na conferência Microsoft Ignite, em Orlando, na Flórida, a plataforma permite que as empresas escolham entre um conjunto crescente de modelos de construção de token que estão em conformidade com a Iniciativa de Taxonomia de Token (TTI) – um consórcio de incentivos e empresas liderado por Gray.

Até o momento, existem vários tokens compatíveis com TTI criados para usos como recompensas de lealdade ou para incentivar as equipes de software a cumprir as metas estabelecidas, bem como instrumentos financeiros tradicionais, como cartas de crédito em trade finance.

O TTI já foi mais longe do que outras empresas desempenham na obtenção de facções blockchain diferentes e concorrentes – da IBM ao R3 e às variantes ethereum – sob o mesmo teto.

“Estamos criando uma plataforma na nuvem onde qualquer token dentro da estrutura TTI pode se encaixar”, disse Gray. “Assim, você pode criar aplicativos nos quais deseja usar tokens, por exemplo, Dynamics, SAP, aplicativos no pacote [Microsoft] Office ou em algum outro processo de automação comercial”.

Taxonomia de token

A plataforma Azure Blockchain Tokens está sendo lançada juntamente com uma série de tokens de exemplo.

Elas variam de um Hyperledger Fabric FabToken construído pela IBM a um token BOND do Santander a um token Reward da Intel e ConsenSys e muito mais.

Uma porta-voz da Enterprise Ethereum Alliance (EEA), onde Gray iniciou a taxonomia de token, disse que, embora esses exemplos ainda não estejam em produção comercial, todas as especificações estão disponíveis para download. Uma equipe de tecnologia pode basicamente dizer: “Quero um desses”, disse a porta-voz.

Gray, que também é presidente da TTI, destacou que os Tokens de Blockchain do Azure não são apenas “uma coisa da Microsoft”.

“Definitivamente não é”, disse ele. “Isso inclui IBM, R3, Digital Asset. Somos parceiros de todos eles.”

Então, como a interoperabilidade funciona entre os gigantes da Web 2.0?

Embora possa ser intuitivo para o IBM Blockchain Platform, por exemplo, ser executado no IBM Cloud, também pode funcionar tão bem na AWS quanto no Azure. Na mesma linha, Gray disse que deveria haver “portabilidade” desses tipos de token entre nuvens e redes, dependendo da infraestrutura que as pessoas precisassem.

Ele concluiu:

“O setor sofreu uma coisa da IBM versus Microsoft, Hyperledger versus ethereum, e assim por diante. Estamos tentando derrubar essas barreiras.”

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading