Cointimes
Altcoins

Monero se torna moeda padrão do mercado negro e bate recorde

A criptomoeda Monero (XMR) acaba de alcançar uma alta histórica de 16.689 transações em um único dia nesta terça-feira, primeiro dia de setembro. E, quer você goste ou não, o motivo pode estar ligado com o mercado negro e a preferência por criptomoedas focadas em privacidade.

Número de transações diárias na rede Monero (XMR). Fonte: Bitinfocharts.

Monero e o mercado negro

Após a queda do Empire Market, até então o maior mercado negro da darknet (DNM), o White House Market se tornou agora o maior do setor. Enquanto o Empire Market aceitava Bitcoin como moeda padrão, agora todos os principais mercados tem XMR como principal criptomoeda.

Segundo o pesquisador Dark.Fail, o White House é o mercado “conhecido como mais seguro” e conta com cerca de 68 mil usuários. Para se ter uma ideia do potencial deste relativamente novo DNM, o Empire Market contava com mais de um milhão de usuários.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Essa mudança de criptomoeda padrão dos principais DNMs pode significar um grande potencial de crescimento para o Monero bater novos recordes de números on-chain. Afinal, após diversos casos de pessoas sendo presas por realizar negociações nestes sites, os usuários estão cada vez mais preocupados com privacidade.

“Use Monero ou vá preso.”, publicou Dark.Fail em uma rede social.

Além disso, apesar de dados da Chainalysis mostrarem que o mercado negro não representa o mercado de cripto, o Covid-19 parece ter impulsionado o volume movimentado na darknet.

Transações de Monero podem ser rastreadas?

Em comunicado oficial, a CipherTrace recentemente alegou que criou a primeira ferramenta de monitoramento de Monero da história.

Porém, o CEO Dave Jevans afirmou o rastreamento da XRM usa um processo probabilístico. Ou seja, não há completa certeza sobre as conclusões da ferramenta.

Além disso, a comunidade levantou dúvidas sobre a efetividade do rastreio após Dave não conseguir explicar nenhuma parte dos métodos usados para rastrear as transações.

Mesmo assim, é possível que parte do número de transações diárias na rede seja proveniente dessa ferramenta de rastreio, em uma espécie de tentativa de mapeamento das transações (decoy poison).


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!

 


 

Related posts

Fundação Nano x Brola – O fim da briga judicial no hack da BitGrail

Neto Guaraci
3 anos ago

Volume de transações diárias de XRP supera Bitcoin

Gustavo Marinho
1 ano ago

Governo das Bermudas começa a aceitar stablecoin para pagamento de impostos

Cointimes
2 anos ago
Sair da versão mobile