Cointimes

ADs

Moody’s rebaixa setor bancário americano: “risco alto”

Bancos tradicionais HSBC e Citi

Moody’s Investors Service rebaixou todo o setor bancário dos Estados Unidos seguindo os eventos ocorridos na semana passada. A nota saiu de estável para negativo.

O rebaixamento da perspectiva ocorre após eventos de falência recentes envolvendo os bancos SVB, Signature Bank e Silvergate. 

Apesar desses bancos acima terem dinheiro em caixa, grande parte dos fundos de depósito eram investidos em títulos governamentais ou em títulos lastreados por hipotecas de longo prazo. De maneira geral, os títulos apresentam uma relação inversa com as taxas de juros, o que significa que quando as taxas aumentam, os preços dos títulos diminuem. Isso gerou falta de liquidez (dinheiro), resultando na falência dos bancos. 

A Moody’s viu algumas tendências no setor e alertou: 

  • A queda na confiança de depositantes e investidores cresceu rapidamente, o que precipitou ação da Moody’s. 
  • Mas a empresa também alerta que o risco de gestão de ativos e passivos permanecerá alto durante a atual política monetária de aperto.

O aumento muito acentuado da taxa de juros federais e a retirada da política monetária não convencional estão se combinando para reduzir os depósitos bancários e enfraquecer a liquidez bancária, exacerbando os desafios para alguns bancos dos EUA em enfrentar este ciclo. Alguns bancos dos EUA também demonstraram governança e supervisão fraca do risco de gestão de ativos e passivos.” – afirmou a empresa. 

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!