Coingoback

Shi Zhengli, virologista conhecida por seu trabalho sobre coronavírus em morcegos, disse em uma entrevista na televisão estatal chinesa que os vírus que estão sendo descobertos agora são “apenas a ponta do iceberg” e pediram cooperação internacional na luta contra epidemias.

Conhecida como “Mulher Morcego” da China, a vice-diretora do Instituto de Virologia de Wuhan disse que a pesquisa sobre os vírus precisa de cientistas e governos transparentes e cooperativos, e que é “muito lamentável” quando a ciência é politizada.

“Se queremos impedir que os seres humanos sofram com o próximo surto de doença infecciosa, precisamos nos preparar com antecedência para conhecer esses vírus desconhecidos transportados por animais selvagens na natureza e dar alertas primeiro”, disse Shi à CGTN. “Se não estudá-los, poderá haver outro surto”.

Sua entrevista ao canal de TV CGTN coincidiu com o início do Congresso Nacional do Povo, uma reunião anual das principais lideranças da China em Pequim.

O CNP deste ano acontece à medida que o relacionamento do país com os EUA fica cada vez mais desgastado, com o presidente Donald Trump e o secretário de Estado Michael Pompeo dizendo que o coronavírus que varre o mundo provavelmente está vinculado ao laboratório de Wuhan.

A China rejeitou as acusações. Shi disse que as características genéticas dos vírus com os quais ela trabalhou não coincidem com as do coronavírus que se espalham nos seres humanos.

Em um post de mídia social, ela escreveu que “juraria pela minha vida” que a pandemia não tinha nada a ver com seu laboratório. Em outra entrevista à CGTN no fim de semana, o diretor do Instituto Wuhan de Virologia, Wang Yanyi, disse que a idéia de que o vírus escapou do laboratório era “pura fabricação”.

O surto já infectou mais de 5,4 milhões de pessoas em todo o mundo e matou mais de 345.000.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!