Breaking News  
Nos ombros de gigantes: Mike Caldwell Bitcoin

Nos ombros de gigantes: Mike Caldwell

Lucas Bassotto
Lucas Bassotto

Quem é?

Mike Caldwell é mais um dos nomes importantes do ecossistema das criptomoedas, mais especificamente do Bitcoin. Ele se tornou muito conhecido na comunidade em geral quando ainda em 2012 sob o codinome de Casascius, anunciou seu serviço de moedas de Bitcoin físicas no Bitcointalk. Foi um dos primeiros a pensar no Bitcoin como uma moeda física, diferente das famosas moedas souvenirs vendidas hoje.

As moedas físicas de Casascius são moedas metálicas que contém um selo holográfico que esconde a chave privada da moeda. Quando o selo é rompido, a pessoa em posse da moeda pode resgatar os Bitcoins utilizando a chave privada.  Em razão disso, a moeda perde o seu valor total em Bitcoins. Desta forma, resta à moeda permanecer na categoria de um simples colecionável.

mike caldwell casascius

Há edições de Casascius que são feitas em ouro, prata e níquel. A quantidade de Bitcoin em cada moeda varia de 1 até 1000 Bitcoins. Isso mesmo, existem moedas de casascius que contém até 1000 Bitcoins!. Podemos dizer que a ideia de Mike Caldwell é excelente para a escalabilidade da moeda. As transações de Bitcoin poderiam ocorrer fora do mundo digital. O que aumenta a chance de as pessoas adotarem a criptomoeda. 

A Casascius é uma solução que retira transações da rede principal da Blockchain. Desta maneira, transformar o Bitcoin em uma moeda física aumenta a sua capacidade de transação. As transações podem ocorrer de forma instantânea e sem taxas.

Apesar do relativo sucesso de seu produto, Caldwell parou de fabricar as moedas em Novembro de 2013. Por conta de uma intimação do FinCEN (A Rede de Execução de Crimes Financeiros), que é uma ramificação do Departamento do Tesouro Americano. Na intimação dizia:

“… a formação de bitcoins físicos o qualifica como um negócio de transmissores de dinheiro, o que significa que ele precisa se registrar no nível federal e provavelmente também obter licenças estaduais.” – FinCen.

As moedas ainda são vendidas em seu site, no entanto, apenas moedas colecionáveis sem qualquer unidade de Bitcoin. Apesar da proibição, não se pode deixar de destacar a importância da ideia genial de Mike Caldwell: por que não usar o Bitcoin como uma moeda material? Isso permite que mais pessoas sem condições de manter uma conexão com internet se insiram no universo fantástico das criptomoedas.

Lucas Bassotto
Lucas Bassotto

Sou Lucas Bassotto, graduando em Economia. Um grande entusiasta do mundo da criptoeconomia. Atualmente trabalho na Foxbit produzindo conteúdo.