O bitcoin perde força, e economista afirma que o mercado cripto não resistirá ao teste do tempo e será extinto.
O bitcoin briga para não perder a região dos US $17.000; no gráfico de quatro horas, ele está tentando formar uma cunha ascendente.
Normalmente esse padrão rompe para baixo. Caso ele siga a tendência, poderemos ver o bitcoin novamente em US $16.000.
Ainda é possível imaginar o bitcoin na zona dos US $12.000, onde muitos compradores têm ordens abertas. Pelo baixo volume de negociação, o BTC pode perder força e não conseguir se segurar nessas regiões acima dos US $15.500, onde tocou anteriormente.

Mais um falecimento do Bitcoin
Paul Robin Krugman é um economista ganhador do Prêmio Nobel em 2008. Krugman disse, em seu mais recente artigo postado no New York Times, que o Bitcoin e tudo o que envolve o mercado de tecnologia junto à criptografia estão próximos da extinção.
Já ouvimos todos esses tipos de boatos várias vezes seguidas, e ano após ano o ecossistema criptográfico tem se fortalecido cada vez mais.
A ideia de o bitcoin ser uma arma criptográfica e um novo formato de dinheiro mais justo contra todo o sistema corrupto é assustadora para quem está sempre se beneficiando desse sistema.
Indo além, a ideia de a tecnologia blockchain poder forçar o Estado e todos os sistemas que não agem de forma clara a mostrar publicamente todas as suas informações financeiras também se torna uma ameaça contra os que não querem abrir seus dados e os networks formados ao longo de todos esses anos em que não tínhamos tal possibilidade.
Então, a melhor forma de combater o que não dá para ser morto é criar narrativas e criar, além de pânico generalizado, uma estratégia para que os desinformados cada vez mais temam simplesmente saber o poder libertador que o indivíduo tem a partir da criação do bitcoin.
Ethereum
O Ethereum está em um padrão de equilíbrio e conseguindo se manter nas regiões acima dos US $1.200.

Os volumes de compra e venda indicam que, sempre que o ETH ameaça buscar a região abaixo dos US $1.000, os compradores entram em jogo e forçam os preços a subir.
Poderemos ver mais uma vez o ether em US $600, como indicado na linha verde horizontal no gráfico. Como podemos observar, é a região com mais volume de negociação; provavelmente será por pouco tempo que ele se manterá ali, caso chegue.
Dólar
Após fechar um pivô de baixa na semana passada, o dólar tenta se recuperar e voltar à região acima dos 105.750 pontos. Se o macroeconômico facilitar a continuação de baixa para o DXY, poderemos ver a moeda chegar aos 100.000 pts novamente.

Se o contrário acontecer, é um sinal de que a política monetária adotada pelo Fed e todos os outros indicadores não estão indo tão bem quanto o esperado para o final do ano, e o dólar poderá se fortalecer novamente.
Índices do mercado cripto
No momento da escrita desta matéria, o bitcoin está precificado em R$89.520, com queda de 1,71% nas últimas 24 horas. O ether está em R$6.620, registrando queda de 2,85% nas últimas 24 horas segundo dados do CoinGoLive. Em dólar, o BTC está cotado em US $16.980 e o ETH em US $1.255.
A capitalização de mercado de criptomoedas hoje está acima de US $852 bilhões, com o volume de negociações nas exchanges a pouco mais de US $36 bilhões nas últimas 24 horas. A dominância do Bitcoin se mantém em 38.3% e a do Ethereum é de 18,3%.
Para seguir acompanhando o momento do mercado cripto e das principais criptomoedas, vem para o Discord da Foxbit e o Discord do Cointimes para conversar com a nossa comunidade de traders e especialistas que estão sempre ligados nos principais acontecimentos do mercado!