Cointimes
Altcoins

O que é Pool de Liquidez e Yield Farming? Como funcionam?

Farming e pools de liquidez

As pools de liquidez e yield farming se tornaram assuntos importantes quando falamos de finanças descentralizadas, blockchain e tecnologias disruptivas. Neste texto explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento dessas novas ideias. 

O que são pools de liquidez no blockchain?

Uma pool de liquidez é um conjunto de tokens que ficam guardados em um contrato inteligente. Ela é usada para dar liquidez ao mercado, principalmente para as corretoras descentralizadas. Os utilizadores dessas pools deixam o dinheiro preso e recebem recompensas pelo risco e dinheiro aplicado.

Mas antes de explicarmos o funcionamento intrincado das pools de liquidez, precisamos entender para quê elas servem. Elas foram criadas como uma maneira alternativa para substituir o modelo tradicional de livro de ofertas das exchanges centralizadas. 

Nesse modelo de livro de ofertas, os compradores e vendedores colocam milhares de ordens em conjunto, onde o vendedor busca o maior preço possível e o comprador o menor, o trade acontecem quando as duas partes convergem no preço. A Bovespa (B3), Binance, Foxbit e Novadax usam esse método. 

Este modelo também precisa de pessoas que dão liquidez ao mercado, comprando e vendendo ativos para tornar a vida do investidor comum mais fácil. Entretanto, esses “market makers” executam milhares de ordens e o nível de transações executadas por um blockchain como o Ethereum é de apenas 15 por segundo, sendo incapaz de lidar com essa demanda. Daí surgem as pools de liquidez.

Como funcionam as pools de liquidez?

Em sua forma mais básica, as pools de liquidez contam com apenas 2 tokens, digamos que sejam os tokens TUSD/ETH. Eles são adicionados pelo criador da pool e provedor de liquidez que, portanto, configura o preço inicial. 

Se o preço inicial diverge do preço de mercado então existe uma oportunidade para os arbitradores. Digamos que o preço inicial da pool seja de 1 ETH para 2.000 TUSD, se o preço do ETH está a 2.274 dólares na Novadax o arbitrador pode adicionar mais TUSD na pool e retirar ether para vender na exchange centralizada, até o momento em que essa divergência não exista mais. 

Isso acontece porque os protocolos das pools ajustam automaticamente o preço conforme a razão entre procura e demanda, chamado de algorítimo de preço determinístico. Todo esse processo de compra, venda e criação de liquidez é chamado de automatic market maker (AMM).  O algorítimo garante que a pool sempre tenha liquidez, independentemente do tamanho da ordem, pois o algorítimo aumenta o preço do token assintoticamente.

Como participar de uma pool de liquidez?

Para participar de uma pool de liquidez é preciso ter 2 tokens, como BNB e BUSD. Nesse post usamos a Pepper Finance, que utiliza as pools da Pancake Swap na Binance Smartchain. Repare na imagem abaixo a relação entre BUSD por BNB, que é igual a 516,527. 

Adicionando liquidez pela Ppr Exchange

Você pode adicionar dois valores proporcionais a relação entre os tokens para adicionar liquidez a pool BNB/BUSD e em troca receberá entre 1% a 0,3% das fees de trade de acordo com a sua participação percentual, quanto mais dinheiro investido maior será a participação. 

Outra coisa que você recebe são tokens de Liquidez BNB/BUSD (LP – BNBBUSD) que representam seu investimento. Esses tokens de liquidez  podem ser usados em stakings para gerar recompensas em outros ativos, são os conhecidos tokens de FARM.

Tais tokens, como Pepper, Corn e outros são extremamente voláteis, o que leva a muitos “fazendeiros de liquidez” a rotacionarem seus tokens de farm. Os rendimentos são chamados de yield farming e são essenciais para uma boa estratégia para os provedores de liquidez. 

Riscos de prover liquidez 

Claro, há diversos riscos quando falamos em prover liquidez em smart contracts. Primeiramente, há o risco de vulnerabilidade nos contratos inteligentes o que pode levar a hacks irreversíveis. 

Outro risco é o de haver bugs no código, o que pode travar os fundos dos provedores de liquidez e trazer outras consequências negativas. 

Por último, há o risco sistemático de perdas nos casos de manipulação de preço e quedas bruscas em um dos tokens da pool. 

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile